Amsterdam!

Continuando…
Dia 23 nem tava tão frio, então conseguimos fazer bastante coisa. Encontrei meu irmão Guilherme e a namorada dele Ingrid, e desde então estamos passeando juntos. Nesse dia fomos ao Museu Van Gogh, que eu achei um saco por eu não gostar de arte – o Renato pode dar sua opinião melhor que eu porque ele se interessa mais – Mas o museu era muito bonito e grande, com bastante informação sobre o pintor holandês. Depois fomos ao museu Casa de Anne Frank, famosa menina que na época da Guerra se escondeu dos Nazistas em casa, escreveu um diário sobre os dias deploráveis, foi capturada junto com sua família, mas seu pai conseguiu fugir com o tal diário, que anos mais tarde foi publicado. Em seguida fomos ao Heineken Experience, que conta os processos de fabricação da cerveja, mostra um pouco da história da companhia e da sua marca e no final ainda dá uma provinha… 2 copinhos da cerveja mais famosa do mundo. Nesse dia ainda conhecemos a Dam Square e o Red Light District.
**Obs – Meus comentários sobre a cidade:
A impressão que eu tinha sobre Amsterdam era de uma cidade largada. Não é! O astral de liberdade fica quase todo só na idéia, aqui dizem que atravessar fora da faixa dá multa de € 60, bares fecham 0h30 e meios de transporte também param. O que eu não gostei foi do trânsito. Andar aqui pode ser perigoso… ô cidade maluca! As bicicletas tem preferencia sobre pedestres, onde já se viu isso!?! E haja bicicleta, são coisa de 700.000 moradores e 600.000 bicicletas. Se você está atravessando distraído é capaz de ser atropelado mesmo, sem exagero! Elas dominam as ruas, todos têm medo delas! Se você não sai da frente os ciclistas reclamam, chingam, fazem sinal e tal… até na calçada as leis são parecidas. Já me empurraram pro lado porque eu estava na parado lendo um mapa e estava atrapalhando a passagem.
Tirando essas maluquices, vamos falar da Mary. A imagem que eu tinha antes era de uma cidade esfumaçada e cheirando à erva do capeta. Mas não, só de vez em quando é que se cruza com alguém fumando ou que sentimos o cheiro. Pra mensurar mais ou menos a quantidade, eu diria que cruzei com uns 3 a 5 maconheiros por dia. E outra coisa que temos a impressão errada é que os Coffee Shops NÃO TÊM faixas dizendo “Baseado por € 2”. O negócio é mais escondido, acho que ninguém teria orgulho de vender maconha né… A única coisa que vemos com mais frequencia é o tal do bolinho, mas também nunca tive coragem de experimentar, nem o pessoal com a gente teve.
Ahh… e o pessoal aqui se veste esquisito, uns tênis laranjas, toca roxa com verde e tal…
Dia 24 foi um dia mais vazio pois as coisas mais interessantes já tinham sido feitas. Nesse dia fomos ao Amsterdam ArenaA. O estádio é bem moderno e tem a cara de Amsterdam. As arquibancadas são coloridas (verde, azul, laranja, amarelo e vermelho se não me engano), mas a estrutura é fantástica. Foi o primeiro estádio do mundo a ter teto retrátil (foi construído em 1996) e sempre vem sendo renovado, hoje conta com uma estrutura legal. Só achei meio facada o tour, custou mais de € 10 pra ver um estádio de um time sem expressão… e ainda tinha que pagar mais € 7 pra ver os vestiários. Esse adendo fica pra próxima.
Nesse dia caminhamos por toda a cidade, nos perdemos direto porque aqui tem muitos canais em forma circular e as ruas contornam esses canais. Ou seja, muitas ruas não têm fim, você anda anda anda e volta pro mesmo lugar, fica literalmente andando em círculos. Mas tudo bem, andando desse jeito meu irmão descobriu uma biblioteca gigaaaaaanteeee, que deve ter uns 200 computadores com acesso à Internet liberado. E é daqui que vos falo.
Dia 25 (hoje), foi dia de arrumar as malas pela manhã. Na hora do almoço saímos pra comer e de quebra fomos tirar fotos na frente do Museu Van Gogh pois tinhamos esquecido de fazer isso no dia que o visitamos… Passamos também no Anne Frank de novo porque soubemos que tem uma estátua dela lá. Mas como ela morreu ainda criança, a estátua é pequenininha! Rsrsrs.. Depois andamos mais uns 30 minutos e paramos aqui de novo na Biblioteca. Agora estamos indo embora porque a noite vai ser longa… vamos pro Albergue fechar a conta e passar a régua. Nosso vôo é por volta das 6 da manhã e pra economizar não pagamos a diária de hoje e vamos dormir no aeroporto. Então, fuiiiiii!!
PS: Tá meio ruim de postar fotos agora porque estou no PC da biblioteca. Vamos tentar amanhã.
PS2: Desculpa se escrevi algo errado, estamos correndo aqui…