Na beira do rio…

pelo viajante , em

 

17/07,

talvez tenha sido o dia em que mais andamos de Velib… Fomos até a Bastille, entramos na rue Saint-Antoine mais à frente pegando a rue Rivoli, chegando então ao Louvre. Só tiramos fotos na frente, conforme planejado.

Mais adiante chegamos à Pont de la Concorde, sobre o rio Sena. Atravessando ela vemos a Assembleia Nacional, que é tipo a câmara dos deputados federais.

Continuando pela beira do rio, chegamos ao Hôtel des Invalides (pronuncia-se “anvalidê”), edifício que abriga o Musée de l’Armeé, Musée des Plans-Relief e Historial Charles de Gaulle. Basicamente mostram a evolução das armas e vestimentas de exércitos pela Europa, desde o tempo do arco e flecha e armas feitas de pedra, até as guerras mundiais; contam também a história da participação da França em guerras; e a importante influência do General Charles de Gaulle nos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial. Ainda no Invalides, há a Église Saint-Louis-des-Invalides, onde fica o sepulcro de Napoleão Bonaparte.

vista do Invalides da Pont Alexandre III

 

Tumba do Napoleão

Na saída atravessamos outra ponte, a Pont Alexandre III, passando pela sede da Air France e pelos palácios Petit Palais e Grand Palais (pronuncia-se “petí” e “grã paléi”), antigos palácios que abrigam dois Museus de Belas Artes. Fotos só na porta pois estavam fechando.

Na volta pro albergue passamos ainda por dentro do Jardin des Tuileries (pronuncia-se “tulerrí”), um grande parque situado entre o Louvre e a Concorde. Muito maneiro lá… bem grande, pessoal tomando “sol” e tal…
Um pedaço do Louvre, visto do Tuileries

  voltar à página inicial