Place des Vosges e as Madeleines da Mamy Théresè

pelo viajante , em

 

Paris, 29 de Novembro de 2017

Saindo da BOOK OFF, avançamos pela Rue du Faubourg-Saint-Antoine até chegar ao largo que compreende a Place de la Bastille. Durante a nossa travessia, mostrei pra Bea as marcas no chão que indicam onde estavam os muros da antiga prisão da Bastille, um dos símbolos da opressão da monarquia francesa durante o século XVIII.

Bastille Paris

Marcas de onde ficava uma das torres da prisão da Bastille

Em 14 de Julho de 1789, a Bastille foi invadida e destruída por cidadãos revoltados, num dos eventos cruciais que marcaram o fim do antigo regime e o início da Revolução Francesa! A data da “Queda da Bastilha” é hoje o principal feriado da França, o “07 de Setembro” deles! La Fête Nationale!

Madeleinerie Mamy Thérèse

Seguindo nossa caminhada sem compromissos, entramos na Rue Saint-Antoine e, num dado momento, nos deparamos com a vitrine duma lojinha chamada Mamy Thérèse, especializada em madeleines artesanais! Esse “bolinho” francês original da região de Lorraine ganhou versões recheadas nessa casa! Experimentamos uma recheada de amêndoas e mirtilo e outra recheada de chocolate ao leite e praline. As duas deliciosas, macias e fresquinhas!

Mamy Thérèse - 19 Rue Saint Antoine Paris

pezinhos da Amandinha próximos da vitrine da Mamy Thérèse

Mamy Thérèse Paris

Mamy Thérèse na 19 Rue Saint Antoine

Além do carro-chefe que são as madeleines, a Mamy Thérèse revende chocolates da Comptoir du Cacao, fabricante francesa de chocolate artesanal! Como o Natal se aproximava, compramos uma barra de chocolate do Papai Noel para Amanda e ela adorou! Ficou mordendo o chocolate todo em volta do Papai Noel até realmente não ter mais como evitar mastigar o bom velhinho! hehe Provei um pedacinho da barra dela e recomendo de olhos fechados! Assim como as madeleines, o chocolate era TOP!

Comptoir du Cacao, Mamy Thérèse - Paris

Amandinha com seu chocolate do Papai Noel

PLACE DES VOSGES

Do outro lado da Rue Saint-Antoine, entrando pela pequena Rue de la Birague, chegamos na Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade de Paris, cuja origem remonta ao século XVII. Quase um quadrado perfeito, a Place des Vosges é rodeada por prédios cuja característica mais marcante são os tijolinhos vermelhos de suas fachadas.

Place des Vosges - Paris

Família na Place des Vosges

Originalmente a Place des Vosges se chamava Place Royale até que, com a Revolução Francesa e a queda da monarquia, o nome “Royale” já não pegava tão bem assim! hehe. O nome atual da praça é uma homenagem ao departamento de Vosges, na Lorraine, que suportou com impostos e homens o movimento revolucionário.

Place des Vosges

A Place des Vosges é famosa também por ter sido residência de grandes personalidades da França, dentre os quais está o mais ilustre escritor, dramaturgo e poeta do país, Victor Hugo! Esse ícone da literatura francesa criou clássicos como Notre Dame de Paris, obra popularmente lembrada no Brasil como “O Corcunda de Notre Dame” e também Les Miserables ou Os Miseráveis. Aliás estão aí dois livros que eu deveria tentar ler em francês, hein?! rsrs

A casa onde Victor Hugo morou na Place des Vosges hoje é um museu em sua homenagem e fica no número 6.

Amandinha correndo na Place des Vosges

Place des Vosges

Apesar de toda a pompa, história e moradores famosos, a Place des Vosges não esqueceu de outro grupo seleto da raça humana: As crianças! hehe Existe um cantinho nela dedicado aos pequenos! Balanço, gangorra, escorrega e muito, muito espaço para correr! Nos divertimos bastante com Amandinha por lá pouco antes de irmos para o almoço!

Brincando de gangorra na Place des Vosges

Place des Vosges

Tem mais Paris no próximo post!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial