Zurique – Cidade da FIFA

pelo viajante , em

 

Zurich, 1 de Março de 2010

Tínhamos altas expectativas sobre Zurique e Berna que são as duas cidades suíças do nosso roteiro. Entretanto, sabíamos que essas cidades não teriam a quantidade de coisas para ver como, por exemplo, Paris e Londres.

Estávamos interessados em visitar um amigo que apresentarei mais a frente e ver a tão falada tranquilidade e qualidade de vida que está recorrentemente ranqueada no topo do mundo. Queríamos ver também um pouco da tão falada educação, pontualidade e infra-estrutura dessas duas cidades. Outro ponto alto que esperávamos provar era a qualidade dos famosos chocolates suíços.

Fotografamos esse outdoor do Lindt no centro de Zurique

Bom, depois de voar por cerca de 1h e 30min partindo de Berlin, chegamos a “capital” financeira da suiça. Padrão das cidades por aqui, 1 ticket de transporte público serviu para pegar um trem do aeroporto da cidade até a SBB Zürich Hauptbahnhof principal estação de trem de onde pegamos o tram até o albergue.

Nossa chegada ao aeroporto de Zurique

O Albergue por sua vez é excelente. Um dos melhores da viagem até agora. Aliás os albergues daqui da Europa são muito bons. Fiquei em 3 albergues diferentes quando fui aos Estados Unidos no ano passado e nenhum deles chegava aos pés do mais fraquinho que ficamos por aqui.

Dentro do Jugendherberge Zürich – Albergue da Juventude

Mas vamos falar de Zurique. Muito bonita e, pra nossa surpresa, ensolarada no nosso primeiro dia. Cidade realmente bem desenvolvida, limpa, sistema de transporte muito eficiente e sempre “on time”, transito muito tranquilo, muitas casas e mesmo prédios comerciais naquele estilo bem antigo. Vimos também os prédios dos famosos bancos onde muito dinheiro lavado brasileiro vem parar – UBS e Credit Suisse…rs. Passamos também pelo Lake Zurich cheio de cisnes, de onde se tem uma vista muito maneira para os Alpes.

No primeiro dia, além de caminhar e admirar a cidade, fomos a sede da FIFA entidade que rege o futebol mundial. Depois de visitar tantos estádios durante a viagem, esse foi um fechamento perfeito! Tiramos algumas fotos com a taça World Cup, compramos alguns souvenirs e depois descemos de tram de volta para a Zürich Hauptbahnhof.

Rua FIFA em Zurique

Na porta da FIFA em Zurique

FIFA em Zurique

Campinho pra pelada dos dirigentes da FIFA

Gustavo com a taça FIFA

Taça FIFA

FIFA world cup no detalhe

Zakumi – Mascote oficial da Copa da África do Sul 2010

Andamos pela Bahnhof Strasse que é conhecida por ter lojas das marcas mais caras do mundo como Víctor Hugo, Boss, Swatch e etc… É tipo uma Champs-Elyseé (Paris) e Unter den Linden (Berlin). Rua legal de ver e difícil de comprar qualquer coisa…rs

Bonito prédio da SBB Zurich Hauptbahnhof no centro da cidade

SBB Zurich Hauptbahnhof

Zurich, 2 de Março de 2010

Hoje tomamos café e partimos para uma caminhada a beira do Rio e do Lake Zurich. Depois voltamos pro albergue pois o Michael, aquele amigo suíço que conheci em Nova York, combinou de nos encontrar aqui. Criamos uma amizade maneira nos USA tanto que ele ofereceu acomodação na casa dele em Berna quando passássemos por lá. Apesar de morar na capital da Suiça (Berna) ele tinha um evento em Zurique onde algum escritor famoso por lá daria uma palestra / entrevista. Almoçamos os três no Spaghetti Factory da  Niederdorfstrasse e depois andamos no belíssimo centro antigo de Zurique.

Michael e Renato na Old Town Zurich

Gustavo e Renato na Old Town Zurich

Abadia de Fraumünster Zurich Old Town

Igreja St. Peterkirche Zurich Old Town

Relógio da Igreja St. Peterkirche. Maior relógio de igreja da Europa

Zurich Old Town

Zurich

Zurich

Na beira do Zürisee ou Zürichsee, o lago Zurique

Zürichsee olhando para as torres da igreja Grossmünster

Antes dele ir pro tal evento ainda tivemos um tempinho pra parar e tomar alguma coisa no Irish Pub Paddy Reilly’s. Conversamos bastante sobre a diversidade brasileira em todos os aspectos como variedade, sabor e qualidade da comida, miscigenação das pessoas que formam a população e etc… Gringo fica impressionado com essas coisas pois por aqui eles são todos mais ou menos iguais. O mix e calor humano brasileiro é algo que muitos deles por aqui gostariam de ter. Foi maneiro. Antes da gente sair ainda veio um sulafricano meio bêbado me contando coisas da Africa do Sul, histórias da vó dele e da mãe dele…rs doidinho… Acho que ele se identificou com a minha cor e quis conversar! rs

Gustavo, Michael e eu papeando no Irish Pub Paddy Reilly’s em Zurique

Ele ficou hospedado aqui no nosso albergue e amanhã vamos os três pegar o trem para Berna onde ficaremos até a manhã do dia 5 de março antes de partir de volta à França. Expectativa nossa é de ver neve em Berna… o inverno está quase acabando e estamos percebendo aos poucos que o pior do frio já passou. Ou será que estamos acostumando? rs

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial