Chegando em Berna, capital da Suíça

pelo viajante , em

 

Berna, 3 de Março de 2010

Depois de uma viagem super confortável de trem vindos de Zurique, chegamos a capital do país, Berna. Fiquei impressionado com a rapidez! Uma hora de trem de uma cidade a outra! Mesmo tempo que levo indo da minha casa no subúrbio do Rio até a zona sul da cidade onde trabalho.

De dentro do trem indo de Zurique a Berna

O precinho que não foi muito camarada! Para terem uma ideia, pagamos mais caro na passagem de trem Zurique-Berna do que na passagem de Eurostar, que é o trem bala que faz a rota por baixo do Canal da Mancha ligando Paris e Londres. A tarifa desse trem é fixa. Acho que nem com antecedência teríamos conseguido mais barato. Mas valeu muito a pena! Estou começando a gostar desse negócio de viajar de trem entre países e cidades aqui na Europa. Infelizmente não temos isso no Brasil.

Tram passando na Marktgasse enquanto caminhávamos pro ap do Michael

Estamos na casa do meu amigo Michael Isler. O apartamento é maneiro e vamos comer uma massa aqui mesmo antes de sair e começar a explorar a cidade. Fomos comprar as coisas pro almoço no MIGROS, que é uma rede de supermercados quase monopólio aqui em Berna e também em Zurique. Compramos uns chocolates suíços também pra levar pro Brasil! rs

Estante de livros no ap do Michael

Gustavo, Michael e Renato comendo um Spaghetti feito em casa!

Ainda estamos tentando convencer o Michael a ir pra Paris conosco daqui a dois dias. É bem rapidinho até lá… Entre 3 e 4 horas de TGV Lyria (trem bala que faz a rota França x Suíça). Imagina você poder, em qualquer final de semana ou feriado, simplesmente decidir visitar Paris levando apenas 3 horinhas, sem transito e sem stress? Maneiro né? Lá em Paris ainda teríamos a oportunidade de visitar o Benoît, que é outra figura que conhecemos em Nova York e mora na capital francesa.

Aqui em Berna está mais frio do que em Zurique. O clima de tranquilidade e segurança é o mesmo. Estamos com planos de ir para Interlaken e subir o Jungfrau durante nossa estadia por aqui. Vamos ver se conseguiremos…

Até a próxima

Renato Vieira


  voltar à página inicial