Passeando pelo centro antigo de Berna

pelo viajante , em

 

Já estamos de volta ao Brasil mas como o blog ficará como um “livro de memórias” da viagem vamos descrever até o fim os acontecimentos no velho continente!

Berna, 3 de Março de 2010

Almoçamos e saímos pra conhecer a cidade! A capital suíça, assim como Zurique, tem uma arquitetura bem antiga o que dá aquele clima de idade média! O centro antigo da cidade (Old Town) é fantástico! Cheio de passagens cobertas, torres medievais e relógios astronômicos enormes. Nas partes mais elevadas podemos ver toda a cidadezinha com os Alpes cheios de neve ao fundo.

Fonte Schützenbrunnen na Marktgasse, centro antigo de Berna

Torre Käfigturm na Marktgasse

Zytglogge – Relógio Astronômico Medieval de Berna visto da Bim Zytglogge

Zytglogge visto da Theaterplatz

Michael e Gustavo andando na Marktgasse em direção ao Zytglogge

Fonte Simsonbrunnen na Kramgasse

c&a em berna

berna

Falando nisso, fomos até a estação de trem central de Berna (SBB Bern Bahnhof) para perguntar sobre os passeios para Interlaken que é um lugar espetacular distante 1h de trem. Infelizmente a menina que nos atendeu mostrou que a previsão do tempo para Berna e Interlaken no dia seguinte seria de muita neve e possivelmente chuva o que não nos daria uma boa visibilidade e acabaríamos não aproveitando a paisagem. Decidiríamos no dia seguinte se faríamos ou não o passeio.

Assim, continuamos nosso passeio pela cidade. Andamos pela Bärenplatz (praça do urso)e depois pela Bundesplatz onde fica o luxuoso palácio  sede do governo suíço e o Swcherische Nationalbank (Banco Nacional Suíço). No caminho ainda passamos pela Universidade de Berna.

Bundeshaus no bundesplatz -sede do governo nacional e praça do governo nacional

Swcherische Nationalbank – Banco Nacional da Suíça

Passamos pela Einstein-haus na Kramgasse

Einstein-haus Ele morou aqui entre 1903 e 1905

Universität Bern

O Michael levou a gente numa área mais elevada da cidade onde de onde tínhamos uma vista maneira da cidade e do Rio Aere. Passamos também na Comfone que é uma empresa parceira da empresa que Gustavo e eu trabalhamos e tem sua sede em Berna. Andamos bastante nesse dia frio. Foi bacana!

Gustavo e o Rio Aere

Vista de Berna

Zoom na Igreja Nydeggkirche

Vista de Berna. A torre mais alta é do Berner Münster a Catedral de Berna

Gustavo, Michael e Renato em Berna

Vista de Berna – Berner Münster a Catedral de Berna

Gustavo na Comfone na Nussbaumstrasse

A noite conhecemos a Cristina que é namorada do Michael! Nascida da Suiça mas com pais italianos, ela é bem calorosa e farta quando o assunto e comer bem e com qualidade! No jantar ela nos preparou Raclette, prato típico da suíça a base de um queijo de mesmo nome. Muito bom! Pra acompanhar tomamos uma taça de vinho branco. Embalando o jantar um som de um Carlinhos Brown irreconhecível. O Michael já tinha me falado em Nova York que era fã do brasileiro. Dentre as músicas umas que conhecíamos e são no Brasil e um outras nem tão conhecídas em terras tupiniquíns num estilo mais caribenho e gravado em espanhol…rs Demos boas risadas explicando pra ele que aquelas músicas de Carlitos Marron não eram exatamente músicas brasileiras! rs

Jantando Raclete e tomando vinho branco em Berna

Após o jantar, assistimos o amistoso Suiça X Uruguai… A fraquinha Suiça apanhou de 3 a 1 de virada do fraco Uruguai para desespero do Michael! rs O detalhe é que eles tiraram a TV de 14 polegadas do armário para assistirmos a partida. Eles são do tipo mais livros, música, cinema e teatro e menos TV.

Vendo jogo depois do Raclete

Bom, depois disso, como ninguém é de ferro, fomos dormir.

Até a próxima,

Renato Vieira

Veja também:


  voltar à página inicial