VATICANO

pelo viajante , em

 

09/07,

dormimos até um pouco mais tarde e fomos almoçar antes de sair pra turismo. Comemos no mesmo restaurante de dois dias antes e confirmamos que a Pasta é muito boa sim, mas nada tão maravilhoso ou tão melhor que as do Brasil. Resumindo, é muito bom, mas não é aquele SINISTRO que eu imaginava. Nosso modo de preparo é diferente, claro, mas nosso macarrão é muito gostoso também.

Pegamos o metrô nesse dia e fomos até a via Ottaviano, onde ficam o Musei Vaticani e a Piazza San Pietro. Entramos primeiro no Museu, onde estão expostas várias esculturas e pinturas compradas/doadas/sei-lá-o-que pelo/para o Vaticano. Só pra constar, a Città del Vaticano é o menor estado independente do mundo (é uma cidade-estado-país!), com 799 habitantes e 0,44 km² de extensão murados.

Muitas pinturas no teto dos corredores, mini-museus, objetos expostos lembrando antigos papas, muitas coisas escritas em latim… isso é o Vaticano. Ao final da peregrinação (tinha muuuita gente nos corredores), finalmente chegamos à Capela Sistina. A “decepção” (não que seja mesmo decepcionante) é a mesma ao ver a Monalisa no Louvre (Paris), pois a capela é pequena e a pintura do Michelangelo (“A Criação de Adão”) é tão bonita quanto as outras (nada muito melhor que as já vistas no próprio Vaticano), mas é aquele lance do valor histórico, né… Na capela todo mundo tenta mandar uma foto, alguns conseguem, mas os guardinhas ficam fazendo ronda gritando “NO PHOTOS”. Nós fomos além… foto e vídeo! Heheheh

Musei Vaticani
Musei Vaticani
Jardins do Vaticano
Maquete da Città del Vaticano
Musei Vaticani
Capela Sistina

 

Saindo do Museu, fomos à Piazza San Pietro… é ali do lado, mas tem que andar pra caramba, contornando os muros do Vaticano até a entrada da praça. Lá vimos a suntuosa Basílica de São Pedro, talvez a igreja mais famosa do mundo (a Notre Damme de Paris também é forte concorrente). Tiramos algumas fotos e até vimos o comecinho de uma missa. A igreja é imensa, mas eu achei a Notre-Dame mais bonita.

Piazza San Pietro
Piazza San Pietro

 

Piazza San Pietro
Piazza San Pietro (vista das escadas da Basílica)
Swiss Guard


Basílica di San Pietro
Basílica di San Pietro

 

Basílica di San Pietro


Terminamos o tour no Castell Sant’Angelo, meio mais ou menos, mas famoso (também) por ser citado no Anjos e Demônios (livro e filme).

Esse foi mais uma noite de Free Pasta, dessa vez um Penne ao Sugo (eu acho). Fechamos o dia com uma passada no Coliseu novamente, pra tirar fotos a noite, e então voltamos pro albergue pra dormir e ir pra Milão na manhã seguinte.

DSC07924 []


  voltar à página inicial