DE TREM ITÁLIA ACIMA

pelo viajante , em

 

Roma, Milão, 10 de Julho de 2011

Nesse dia não fizemos passeios. Acordamos, tomamos café no albergue e partimos de metrô para a principal estação de trem de Roma e uma das maiores de todo o continente europeu, a Stazione di Roma Termini. Milão, no norte da Itália, era nossa próxima parada.

A idéia original era alugar um carro na estação e ir subindo pela estrada até Milão, parando em Maranello para ver a sede e museu da Ferrari. No entanto, é verão, alta temporada, Roma está lotada e não havia mais carros disponíveis para aluguel. Decidimos então ir de trem, o que foi um pouco decepcionante, principalmente para o Gustavo, que ainda não realizou o sonho dele de dirigir em estradas europeias.

O trem mais barato que havia da Termini para a Milano Centrale levava 6h e 39 minutos. Uma longa viagem que parecia parar em todas as cidades que estavam na rota. O trem parou em estações como Arezzo, Bologna, Modena, Parma, Piacenza, Firenze, Fidenza e muitas outras.

Trem antigo e bem quente da Trenitalia. O ar condicionado era bem fraquinho, o trem tava bem cheio e o calor do lado de fora era intenso…

Milão, Itália

Quase 7h depois de partirmos de Roma, chegamos à Milano Centrale de onde pegamos o tram para o albergue chamado Hotel San Tomaso.

San Tomaso

O albergue que aparentemente é gerenciado por um grupo de mulheres orientais, não tinha locker. Também não tinha ar condicionado o que não chegou a ser um problema pois a temperatura em Milão estava bem amena se comparada a grelha humana que era Roma.

Os quartos eram organizadinhos e os banheiros bem limpos. Dormir antes das 2h da manhã era um desafio já que o antigo tram que roda na cidade passava bem embaixo das janelas fazendo aquele barulhão.

Quando chegamos no dia 10/07 já era noite apesar de ainda estar claro. A maioria dos estabelecimentos comerciais já estavam fechados. Saímos para comer uma massinha antes de dormir para começar a explorar a cidade no dia seguinte.

Até a próxima,
Renato Vieira


  voltar à página inicial