AS VOLTAS PELAS LADEIRAS LISBOETAS PARTE 1

pelo viajante , em

 

Lisboa, Portugal

23/7
O tempo estava corrido. Afinal, tínhamos metade do tempo que havíamos planejado inicialmente para explorar Lisboa.
Acordamos cedo e descemos do Campo dos Mártires da Pátria onde fica o Albergue Lisbon Landscape, para a Avenida da Liberdade.
A atração principal do dia era o Castelo de São Jorge no alto de Lisboa mas no percurso passaríamos por pontos importantes e tradicionais dessa cidade cheia de subidas e descidas.
O primeiro deles foi o Elevador da Glória que é um ascensor parecido com os bondinhos da cidade, que desde 1885 faz a ligação da Praça dos Restauradores (parte baixa no início da Avenida da Liberdade) ao Bairro Alto, mais precisamente ao Jardim de São Pedro de Alcântara.
Continuamos descendo e chegamos até o bonito edifício da Estação Ferroviária Rossio que durante muitos anos foi a Estação Central de Lisboa para trens nacionais e internacionais. Apesar de não ser bem essa a expressão que se usa por lá, o edifício da Estação Central é tombado como patrimônio histórico nacional o que não significa que o “neoimperialismo” não tenha chegado até a Estação. Digo isso pois existe uma loja enorme da cafeteria americana Starbucks praticamente na entrada do prédio! rsrsrs
Continuando o percurso, passamos pela Praça D. Pedro IV ou simplesmente Rossio, onde está localizado o mais que centenário Teatro Nacional D. Maria II.
Chegamos então a Rua Augusta que é uma das mais famosas de Lisboa e liga a Praça do Comércio a Praça do Rossio. Desde a década de 80 não são mais permitidos carros nessa rua que vive cheia de gente fazendo música, pequenas “peças” teatrais além das inúmeras lojas de souvenirs, restaurantes, pastelarias (docerias) e bares.

Pastelaria Casa Brasileira na Augusta

Da Augusta mesmo ainda demos uma olhadinha no Elevador de Santa Justa e encerramos temporariamente a parte baixa tomando um “Olá” que é o nosso Kibon em Portugal…rsrs! E vamos nós subir ladeiras!

Continua no próximo post!

Até mais,

Renato Vieira


  voltar à página inicial