Grindelwald First e Bachalpsee

pelo viajante , em

 

Grindelwald, 25 de Julho de 2013

First é uma montanha em Grindelwald considerada baixa para os padrões dos alpes de Berna. Tem “somente” 2166 metros de altura. A área é muito procurada para a pratica de mountainbike, parapente e caminhadas.

Para os não-atletas como eu, existem gôndolas aéreas que levam desde Grindelwald até o cume do First. É o chamado Firstbahn. Fica bem pertinho do Downtown Lodge, menos de 5 minutos andando.

Meu ingresso custou 23 CHF com 50% de desconto por causa do Swiss Pass. Entre Grindelwald e First existem duas estações intermediárias, Bort  e Schreckfeld. Comprei a opção de subida direta até First e a descida a partir de Bort.

subindo firstbahn

eu subindo firstbahn

Durante a viagem na gôndola entendi a razão pela qual descer a partir de Bort era a opção mais barata. Bort é a primeira parada da gôndola logo depois que ela sai de Grindelwald. Consequentemente ela seria a mais próxima do chão fazendo o caminho inverso, de descida! Eu teria que caminhar muito na volta e isso me preocupou um pouco. A subida é bem ingrime, mesmo para a gôndola. Fiz um vídeo de um trecho onde comecei a ouvir vários sinos aos mesmo tempo de dentro da gôndola. Quando olhei pra baixo vi que eram as vaquinhas alpinistas!

vaquinhas alpinistas e seus sinos

Quando saí da gôndola em First tive na minha frente uma das vistas mais bonitas de toda a minha vida! Sem exagero. Simplesmente fantástica! E o melhor de tudo é que eu sabia que era só o começo! Tem vídeo desse momento aqui.

japinha só admirando a vista em Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

eu em Grindelwald First

A trilha mais popular entre as pessoas que visitam First é da saída da gôndola até o Bachalpsee ou Lago Bachalp que é um lago glacial a 2265 metros do nível do mar. As plaquinhas de trilha indicavam que a caminhada até o Bachalpsee levaria 50 minutos. Como não estou na minha melhor forma e parei diversas vezes pra tirar fotos e fazer vídeos, levei 30 minutos a mais até chegar lá.

Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

O Bachalpsee pode ser o ponto mais procurado lá em cima, mas, sem sombra de dúvida, todo o caminho é impressionante! Muito bonito e fácil de fazer. Durante a caminhada encontrei gente de todas as idades e de vários países diferentes se divertindo e admirados da beleza do lugar.

Grindelwald First

Já no Bachalpsee me deparei com a tão famosa vista dos picos nevados, com destaque para o Schreckhorn refletido na água cristalina do lago. Tirei minhas fotos e como muitos outros parei pra fazer um lanche, descansar e aproveitar a vista. Até uma sonequinha eu tirei.

Existem vários bancos de madeira e também pedras planas pro pessoal relaxar a mente e o corpo! O clima estava perfeito. Ventava um pouco, até vesti meu casaquinho.

Bachalpsee ou Lago Bachalp

eu no Bachalpsee ou Lago Bachalp

Depois de quase duas horas paradão lá em cima, iniciei meu caminho de descida. Como falei no início, eu tinha um ticket de gôndola mas só a partir de Bort. Fui descendo por uma trilha diferente da que eu cheguei no Bachalpsee.

Vez e outra passava por pequenas cachoeiras que desciam das geleiras e eu aproveitava pra encher minha garrafa com água transparente, sem sabor e bem gelada. Ótima pra beber na caminhada.

As paradas pra fotos eram muitas já que a vista se mostrava espetacular a todo o momento. Fiz alguns vídeos também! [1] [2] Sempre em alta definição pra fazer o mínimo de justiça a beleza do lugar!

Grindelwald First

Grindelwald First

Grindelwald First

Geleira vista de Grindelwald First

Geleira vista de Grindelwald First

Geleira vista de Grindelwald First

A trilha não era difícil mas em alguns trechos dava pra morrer fácil! Bastava uma rápida falta de atenção em uma passada pra cair de um pequeno precipício, bater a cabeça e ficar por ali mesmo! Repito: É fácil mas tem que firmar o passo. Ver bem onde está pisando antes de tirar o outro pé do chão!

Num dado momento da caminhada entrei em mata fechada. Começou a ficar mais quente e a vista das montanhas encoberta pelas árvores. O cansaço físico também estava batendo. A descida era ingrime e consequentemente eu fazia alguma força pra não descer rolando. Guardei a câmera e apertei o passo até finalmente chegar em Bort e embarcar na gôndola de volta para Grindelwald.

Voltando pra Grindelwald

Andei pro albergue extasiado por tudo que tinha visto lá em cima. Ultimamente tenho me sentido atraído por lugares onde a natureza predomina. Grindelwald estava se mostrando um prato cheio pra mim nesse quesito! Montanhas, geleiras, lagos e muito verde. Perfeito! É uma pena que eu não posso simplesmente postar todas as fotos que tirei lá em cima. Espero que essas poucas passem uma ideia do que vi.

Tem mais nos próximos posts!

Abcs

Renato Vieira


  Categorias Grindelwald

  Palavras-chave ,

  voltar à página inicial