Jungfraujoch – Top of Europe – Parte 1

pelo viajante , em

 

Grindelwald, 26 de Julho de 2013

Uma das minhas maiores expectativas para essa viagem era visitar o Jungfraujoch, que é, entre outras coisas, uma área de lazer com muita neve durante todo o ano.

O Jungfraujoch fica a 3471 metros de altitude, entre os picos do monte Mönch (4107 m) e Jungfrau (4158m). É lá que existe a estação de trem mais alta de toda a Europa, o Jungfraubahn, a 3454 metros de altitude.

certificado que recebemos após comprar o bilhete para o Jungfraujoch

certificado que recebemos após comprar o bilhete para o Jungfraujoch

Tentamos subir lá na nossa primeira eurotrip em 2010. A falta de visibilidade causada pelas nuvens nos fez desistir na ocasião. Voltamos à Suíça em 2011 mas, não sei por qual razão, nem cogitamos fazer esse passeio. Esse ano, já que mais de dois terços da viagem eram só na Suíça, o Jungfraujoch se tornou uma meta!

Custo x Benefício

Durante as pesquisas pré-viagem porém, esse meu entusiasmo foi confrontado com a possível decepção com relação a visibilidade lá em cima. Vários posts que li falavam da decepção de chegar no Jungfraujoch e não ver nada.

Young Jun Lee, aquele que conheci na Alsácia, já tinha subido o Jungfraujoch uma semana antes de nos conhecermos e não conseguiu enxergar 10 metros a frente dele.

O passe para o Jungfraujoch não é barato pra você pagar, não ver nada e ficar tudo bem. Não é o tipo de passeio de “depois tento de novo”. Pelo contrário, foi o passeio mais caro de toda a viagem e provavelmente o passeio mais caro das minhas quatro eurotrips até aqui… E olha que eu fiz de tudo para diminuir a facada o máximo possível. (Como assim???)

Bom, a primeira ação para enxugar o preço desse passeio foi ter me hospedado em Grindelwald. De lá até o Jungfraujoch existem somente duas estações intermediárias. Quem está hospedado em Interlaken tem mais uma perna de trem pra viajar e, consequentemente, mais francos a pagar. Quem está em Berna mais ainda, em Lucerna ainda mais e assim segue. Quanto mais longe maior a viagem de trem, mais caro se torna o preço do passeio.

A segunda cartada pra economizar foi o Swiss Pass que me garantiu mais 25% de desconto para o trecho Grindelwald-Jungfraujoch via Kleine-Scheidegg e a gratuidade da descida por Wengen-Lauterbrunnen… Bom, contei essa história triste pra explicar que paga-se caro sem se ter a certeza de sua sorte lá em cima.

Bilhete de Grindelwald para o Jungfraujoch

É fato que existia no albergue e provavelmente nos outros hotéis da área um canal de TV que transmite imagens ao vivo da visibilidade dos principais picos da região do Jungfrau, como o First e o próprio Jungfraujoch.

O problema é que, a 3.500 metros, a visibilidade de agora pode não ser a mesma 10 minutos depois. Então, subir o Jungfraujoch acaba se tornando um ato de fé. rs

Transferência em Kleine-Scheidegg

Nesse dia, 26 de Julho, resolvi arriscar. Era meu quarto dia em Grindelwald e foi o dia que o céu amanheceu mais limpo. Na verdade, totalmente limpo. Não havia nenhuma nuvem!

Trem para Kleine-Scheidegg na Grindelwald Bahnhof

Embarquei no trem às 10:47 rumo a Kleine-Scheidegg onde devemos fazer transferência para o Jungfraubahn. Antes de Kleine-Scheidegg, o trem desce para a parte “baixa” de Grindelwald, chamada Grindelwald Grund e depois inicia sua subida ingrime e cinematográfica para Kleine-Scheidegg.

Subindo de Grindelwald para Kleine-Scheidegg em destaque Wetterhorn

Subindo de Grindelwald para Kleine-Scheidegg

Em Kleine-Scheidegg mudamos para o Jungfraubahn que estava lotado! Gente de pé igualzinho nos trens cariocas! Rolou até uma confusãozinha entre um senhor espanhol que estava de pé e uma garotinha holandesa que estava sentada. Ele ficou falando pra ela em inglês que antigamente na Europa os mais jovens davam seus lugares aos mais idosos nos trens. Ficou um bate-boca, um clima chato mas seguimos viagem.

Kleine-Scheidegg

Kleine-Scheidegg

Jungfraubahn - o trem para o Jungfraujoch

Jungfraubahn lotado

A vista da subida saindo de Kleine-Scheidegg rumo ao Jungfraujoch também é linda mas não dura muito. Acontece que, num dado momento, a viagem até o Jungfraujoch vai por túneis cavados nas montanhas. O trem faz paradas intermediárias dentro desses túneis pro pessoal ir ao banheiro e também para ir entrando no clima com a vista de uns janelões de vidro de onde já se vê muito gelo e neve.

Trecho da viagem de trem entre Kleine-Scheidegg e Jungfraujoch

Trecho da viagem de trem entre Kleine-Scheidegg e Jungfraujoch

Trecho da viagem de trem entre Kleine-Scheidegg e Jungfraujoch

Trecho da viagem de trem entre Kleine-Scheidegg e Jungfraujoch

Cheguei ao Jungfraujoch pouco depois do meio-dia. No próximo post conto o que fiz e vi lá no Topo da Europa!

Abcs,

Renato Vieira


  voltar à página inicial