Jungfraujoch – Top of Europe – Parte 2

pelo viajante , em

 

Grindelwald, 26 de Julho de 2013

Continuação do post anterior

Pouco depois do meio dia cheguei ao Jungfraujoch. Não sei exatamente a temperatura que estava mas posso garantir que estava frio. Suportável. Levei dois casacos. Um mais levinho e outro mais pesado. Dentro do trem já havia vestido o casaco leve e quando cheguei lá em cima fui forçado a vestir o outro.

Sphinx e Glaciar Aletsch

Andei pelos túneis gelados do Jungfraujoch até encontrar o Sphinx Lift, elevador mais rápido de toda a Suíça. Em 27 segundos subimos pouco mais de 100 metros até a Sphinx.

Lá em cima, a 3.571 metros de altitude, funciona o observatório e centro de pesquisas do Jungfraujoch além do principal terraço para os visitantes, de onde se têm uma vista de 360°!

Vista da Sphinx no Jungfraujoch

Eu e o topo do Mönch

Terraço da Sphinx

Vista da Sphinx - Jungfraujoch

Vista da Sphinx - Jungfraujoch

Lá constatei que tinha dado sorte com relação a visibilidade. O céu estava limpo, sem nevoeiros e sem nenhuma nuvem que bloqueasse a visão. Dava pra ver perfeitamente o longo glaciar de Aletsch (Aletschgletscher).

Eu e o Aletschgletscher no fundo

A vista era maneira e tal mas eu ainda não estava totalmente satisfeito. Queria mesmo era o contato com toda aquela neve. Pra isso tinha que descer de volta até o andar da estação de trem. No caminho pro elevador parei rapidinho pra dar uma aquecida tomando um chocolate quente num dos cafés do Jungfraujoch.

Jungfraujoch

Snow Fun

Chocolate quente tomado, desci e finalmente afundei meus pés na neve! Que sensação boa! É engraçado como esses flocos de gelo atuam no nosso imaginário! Mesmo europeus e norte americanos que estavam por lá se divertiam naquele mar branco como se nunca tivessem visto neve antes!

Jungfraujoch

Jungfraujoch

Jungfraujoch

Tyrolienne

Num dado momento, lá no meio do gelo, vi uma galera voando por cima da minha cabeça descendo de tirolesa. Filmei uma ou duas pessoas passando até criar coragem e decidir fazer também. Custava 20 CHF e eu nunca tinha feito antes.

Paguei, vesti o equipamento de segurança e desci cheio de adrenalina. Achei muito maneiro. Pena que passa muito rápido. Quando você começa a ficar confortável já está afundando na neve. Filmei meu voo! rs Cansa bastante, voltei me arrastando.

Tyrolienne no Jungfraujoch

Tyrolienne no Jungfraujoch

na volta fotografei a Sphinx

Devolvi o equipamento e arrumei uma cadeira de praia pra descansar e admirar a vista. Fiquei um tempinho por lá vendo a vida passar, fotografando e filmando antes de entrar pra ver a próxima atração, o Ice Palace.

Jungfraujoch

Jungfraujoch

Jungfraujoch

Jungfraujoch

Ice Palace

Entrei novamente no complexo do Jungfraujoch e andei até o Ice Palace (Palácio de Gelo). Lá dentro desses túneis cavados no gelo, existem várias esculturas feitas dessa mesma “matéria prima” e, pra minha surpresa, acabei encontrando o esquilo da Era do Gelo congelado junto com sua venerada noz. rsrs

Ice Palace - Jungfraujoch

Ice Palace - Jungfraujoch

Ice Palace - Jungfraujoch

Ice Palace - Jungfraujoch

Ice Palace - Jungfraujoch

Descida por Wengen

Pra subir e descer o Jungfraujoch existem dois caminhos. Um por Grindelwald via Kleine-Scheidegg e outro por Lauterbrunnen e Wengen também via Kleine-Scheidegg.

É muito comum entre os visitantes subir por um caminho e descer por outro. Minha descida foi por Wengen e tive vistas espetaculares assim como na subida! Tem vídeo aqui. Deu pra ver o trio de fourthousanders Eiger, Mönch e Jungfrau alinhadinhos.

Eiger, Mönch e Jungfrau

descendo o Jungfraujoch

Zoom do trem até a Sphinx

Wengen e principalmente o vale de Lauterbrunnen são impressionantes. Eu tinha planos de visitar a área com mais calma nos próximos dias.

Wengen

Lauterbrunnen

Conto mais nos próximos posts!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial