Fribourg: A mãe de Nova Friburgo

pelo viajante , em

 

Fribourg, 2 de Agosto de 2013

Michael e eu saímos de Gruyères e fomos de trem até Fribourg. Em 2011 eu já tinha passado pela estação da cidade quando ia com Gustavo para Genebra. Dessa vez minha ideia era andar um pouco por lá e aproveitar pra conhecer a Place de Nova Friburgo.

Brinquei no título com o termo “mãe” pois foi de Fribourg que saiu a maioria das famílias suíças que “colonizaram” a região que hoje conhecemos como Nova Friburgo. Há seis anos atrás, o Jornal da Band exibiu uma matéria especial que explica um pouco dos motivos dessa migração de suíços para o Rio de Janeiro.

Um pouquinho da França

Assim como em Gruyères, o idioma predominante em Fribourg é o francês. Talvez por isso a atmosfera do lugar fazia lembrar a França. Pode ser que tenha sido algo muito pessoal mas realmente senti Fribourg bem diferente de Berna, apesar das duas cidades serem bem próximas uma da outra.

Além da língua, um outro fator que contribuía para esse ar de França era o fato de Fribourg ter muitos negros e diversidade de pessoas. Parecia até um bairro de Paris. Em Berna os loiros predominam… Lá não há muita variação nesse quesito e o Michael concordou comigo.

Fribourg Medieval

Durante a nossa busca pela praça de Nova Friburgo andamos bastante pela parte medieval da cidade. Foi bom para admirar a arquitetura e tirar fotos.

Rue de la Grande-Fontaine Fribourg

Fribourg

Vista da parte baixa de Fribourg

Vista da parte baixa de Fribourg na Rue de la Grande-Fontaine

Eu na Rue de Lausanne em Fribourg

Cathédrale St-Nicolas

Dominando o panorama de Fribourg, está a Cathédrale St-Nicolas. A grande igreja gótica da cidade levou mais de 200 anos para ser construída e chegar no formato que tem hoje. As obras começaram em 1283 e terminaram em 1490 o que faz da catedral um monumento mais antigo que o Brasil!

Cathédrale St-Nicolas

Michael e Renato de frente para a Cathédrale St-Nicolas, Fribourg

Cathédrale St-Nicolas

Cathédrale St-Nicolas

Cathédrale St-Nicolas

Cathédrale St-Nicolas

Place de Nova Friburgo

Finalmente, depois de muito andar, achamos a minúscula Place de Nova Friburgo. Apesar de pequena foi legal ver a homenagem feita pela Fribourg original a nossa Friburgo fluminense. Paramos ali mesmo, num café chamado Le Rendez-Vous para tomar alguma coisa antes de voltar pra Berna.

Place de Nova Friburgo em Fribourg

Café Le Rendez-vous na Place de Nova Friburgo em Fribourg

Café Le Rendez-vous na Place de Nova Friburgo em Fribourg

Cineminha em Berna

Assim fechamos nossa visita à Fribourg! Voltamos pra Berna onde ainda conseguimos pegar uma sessão de cinema no Kino Ciné na Laupenstrasse, bem pertinho da estação de trem. Assistimos The Company You Keep, com Robert Redford. Bom filme! Recomendo!

É isso! Até o próximo post!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial