Nice, a pequena grande cidade da Côte D’Azur

pelo viajante , em

 

Quem vai pra Côte D’Azur geralmente se baseia em Nice. Daqui, em menos de 2h de ônibus chega-se em Cannes e em Mônaco. É a cidade mais movimentada da região, possui 350 mil habitantes.

Comer aqui pode ser mais desafiador do que em outras cidades francesas. Eu particularmente usei e abusei de fast foods nos quatro dias que estive por lá. Pode-se encontrar algumas poucas casas de cozinha italiana ou a dita cozinha mediterrânea, pra quem gosta de explorar coisas novas… no Trip Advisor costuma haver boas indicações.

A locomoção basicamente é à pé. Pode-se usar também o Tram, que até tem um percurso grande, mas para o turista certamente o interessante será o trecho entre a Gare Thiers, estação de trem central, até a Place Masséna.

Tram passando pela Place Masséna

Mapa da linha 1 do tram de Nice

 

Place Masséna que é a praça principal, ponto de encontro dos jovens e lugar dos eventos da cidade, como shows públicos. Ao redor da praça encontram-se restaurantes e lojas. Como toda cidade, Nice também tem a sua rua do comércio… a Avenue Jean Médecin, que começa lá em cima na Gare Thiers e termina na Place Masséna. Cuidado com o Tram que de vez em quando passa no meio do povo.

Place Masséna se preparando para receber um evento

Place Masséna se preparando para receber um evento

Place Masséna e seu comércio sob os arcos

Place Masséna e seu comércio sob os arcos

Descendo mais um pouco chega-se à orla da praia, no início da Promenade des Anglais (ou final, dependendo do ponto de vista). A praia na verdade é dividida em várias praias, umas públicas, outras privadas – exploradas por restaurantes locais. Antes de sair entrando em uma praia, dê uma olhada pra ver se não é uma das privadas.

Praia pública

Praia pública

Praia privada

Praia privada

Sim!! A praia não tem areia… é cascalho! Não adianta tentar, você vai ter que andar de chinelos. Aliás, aproveite o comércio barato próximo à Gare Thiers e compre sua sandália tipo crocs. Eu comprei a mais barata que achei… rosa mesmo, tô nem aí!

Sandália Crocs

Na praia de sandálias

 

Até o fundo do mar é de cascalho, claro…

Cascalhos no fundo do mar em Nice

 

 

Mas a água é cristalina… taí o motivo de se chamar Côte D’AzurÁguas cristalinas em Nice

 

Praia de Nice

Praia de Nice

Contrastes na Praia de Nice

Praia de Nice

 

Caminhar ao longo da Promenade des Anglais é mandatório quando se viaja para Nice. Aprecie as maravilhas da orla como a belíssima fachada do Hotel Le Negresco, a Place Verdun e Jardin Albert 1er e, claro, toda a beleza dessa praia, digna de caribe…

Hotel Negresco, Promenade des Anglais

₢ hqworld.net

Jardin Albert 1er

Jardin Albert 1er

Localizada na parte leste da cidade está o bairro Vieille Ville, a charmosa cidade antiga, composta por ruas apertadas, construções seculares, igrejas e restaurantes aconchegantes.

Vieille Ville

 

Vieille Ville

Vieille Ville

 

Vieille Ville

 

Lá encontramos também uma pequena colina, chamada Colline du Chateau (ou Castle Hill em inglês) onde temos uma bela vista da cidade, da praia e do porto. A subida não é muito íngrime, mas existe a opção de um elevador que economiza metade da subida.

Acesso à Colline du Château

O acesso é feito por escadas (300 degraus) ou por elevador

Vista da Colline du Chêteau

Vista do Porto de Nice

Vista da Colline du Chêteau

Vista do Porto de Nice

Vista da Colline du Chêteau

Vista da orla

Vista da Colline du Chêteau

Um pedacinho da Vieille Ville vista da Colline du Chêteau

Na colina em si, há um belo parque onde os locais se exercitam e levam as crianças para brincar, vários mirantes, ruínas de construções antigas e um cemitério. Tem também uma cascata de água, que ninguém se arrisca de tão gelada que é.

Queda d'água na Colline du Château

Mirante da Colline du Château

Mosaico no parque

Cemitério da Colline du Château

 

 

 

 

 

Como falamos no início desse post, Nice é a cidade base para rápidas viagens para outras cidades da Côte D’Azur. Confira aqui o nosso post sobre Monaco, com dicas sobre esse traslado.

 


  voltar à página inicial