A Escócia e um pouquinho da sua história…

pelo viajante , em

 

Bandeira da Escócia

Ao norte do Reino Unido da Grã Bretanha está a Escócia, país de história peculiar e sotaque característico. Apesar de ser conceitualmente ser um país, a Escócia não é uma nação soberana, mas um dos quatro países constituintes do Reino Unido junto com Irlanda do Norte, País de Gales e Inglaterra.

Ao longo da história a Escócia lutou por sua independência, na maioria das vezes através de guerras. As mais famosas teriam ocorrido século XIV e posteriormente no século XVIII através de uma série de rebeliões conhecida como Levantes Jacobitas (palavra de origem do latin Jacob, em inglês James), que pretendia restaurar o reinado de James VII da dinastia dos Stuart. James era católico, foi deposto em 1688 dando lugar à sua filha Mary, protestante, e seu marido William, holandês também protestante, da Casa de Hanôver.

A Batalha de Culloden, Levantes Jacobitas

A Batalha de Culloden, Levantes Jacobitas

Recentemente, em 2014, o país voltou a esse dilema: em um referendo popular a maioria decidiu pela manutenção da subordinação à Sua Majestade. A Escócia contribui fortemente com o PIB do Reino Unido, estando em seu território as maiores reservas de petróleo da Europa, exploradas por empresas Britânicas, que teriam de pagar royalties por tal. Entretanto, isso poderia não ser suficiente para que a Escócia sobrevivesse de forma independente, já que no acordo separatista o Reino Unido não permitiria que permanecessem utilizando a Libra Esterlina. Provavelmente a incerteza sobre o futuro político e econômico de uma Escócia independente fez com que o povo decidisse permanecer sob ordens da coroa.

Rainha Elizabeth II entre soldados escoceses

O sotaque, obviamente é mais puxado para o britânico do que para o americano, mas nota-se claramente o arrastado nos ‘R’s, as vogais sempre muito agudas e alguns fonemas trocados. Essas características vêm da origem escocesa… O idioma original (até hoje considerado um dos idiomas oficiais, ao lado do inglês) é o Gaélico Escocês. Pra exemplificar melhor, eu diria que essa mistura de origens faz o sotaque ficar um pouco parecido com o de um russo falando inglês.

Apesar de Glasgow ser a a cidade mais populosa, a capital do país e cidade mais visitada é Edimburgo. As duas ficam na região central do país. A Escócia ainda é comumente dividida em Lowlands e Highlands. Fique ligado que novos posts sobre a Escócia virão!


  voltar à página inicial