Square Jean XXIII – Escondida atrás da Notre Dame de Paris

pelo viajante , em

 

Paris, 26 de Novembro de 2017

Nosso domingo em Paris começou bastante ensolarado! Para aproveitar aquela dádiva divina, saímos cedo do apê e pegamos o ônibus 67 na parada Provence-Drouot, indo no sentido Stade Charléty – Porte de Gentilly.

Em mais ou menos 20 minutos, chegávamos a Pont Louis Philippe. Ponte essa que liga a margem direita do Sena (rive droit) à pitoresca île de Saint Louis, no 4° arrondissement.

Amandinha Bus 67 Paris

Margem do Sena vista da Pont Louis-Philippe

Rio Sena – Pont Louis-Philippe

Os domingos costumam ser movimentados na Île de la Cité e na Île de Saint Louis. Isso porque, além do potencial turístico e histórico destas ilhas, a região é uma das poucas em Paris onde o comércio funciona normalmente no primeiro dia da semana.

Nossa ideia era passar o dia inteiro flanando pelas ruas dessas ilhas que ficam no meio do Rio Sena, bem no coração da Cidade Luz!

Anúncio de Degustação de vinho orgânico. Na próxima oportunidade eu entro!

Amandinha e a mini Torre Eiffel – Rue Jean du Bellay

Pont Saint Louis – Liga a Île de Saint Louis a Île de la Cité

A primeira atividade que tínhamos programado era subir nas torres da Catedral de Notre Dame. Porém, no caminho pra lá, assim que cruzamos a Pont Saint Louis, descobrimos uma joia escondida bem atrás da famosa igreja… Era a Square Jean XXIII. Isso mesmo! Square! Conversando com amigos e pesquisando um pouco descobri que esse termo, natural da língua inglesa, pode sim ser utilizado na língua francesa para definir um pequeno jardim público cercado por grades. Inclusive encontrei um link listando essa e várias outras squares de Paris. Antes eu achava que apenas os termos place ou jardin se aplicavam para esse tipo de lugar… Como dizem por aí, “vivendo e aprendendo”! rs

Amanda brincando de balanço – Square Jean XXIII

Amanda brincando de balanço – Square Jean XXIII

A Square Jean XXIII é um lugar que eu não havia visitado, mesmo nas vezes anteriores que estive em Paris. Aliás creio que a maioria dos turistas passam pela pequena praça como eu sempre passei: Sem a notar. Afinal, com a Notre Dame tão perto, a “concorrência” por atenção fica até desleal.

Foi interessante perceber que, enquanto a Square Jean XXIII estava tranquila apenas com crianças e famílias que pareciam ser locais, a frente da igreja estava tomada de gente se enfileirando para entrar e conhecer o templo ou simplesmente admirando e fotografando a fachada da antiga catedral.

Soprando bolinhas de sabão – Square Jean XXIII

Soprando bolinhas de sabão – Square Jean XXIII

É claro que o fato de estar com a Amandinha teve um peso decisivo no fato de termos parado na Square Jean XXIII. Afinal, que criança que vê uma pracinha e não quer entrar para brincar? Ainda mais num dia bonito como aquele? rs

Tínhamos levado conosco um frasquinho de fazer bolinhas de sabão. A ideia original era brincar na frente da Notre Dame mas acabamos tendo a sorte de encontrar um lugar bem mais tranquilo, que ainda contava com balanço, brinquedo de girar (vídeo aqui) e bastante espaço pra correr!

Square Jean XXIII

Square Jean XXIII

Square Jean XXIII

Então fica aqui a nossa dica! A Square Jean XXIII é um lugar super agradável no caminho entre a Île de la Cité e a Île de Saint Louis. É um lugar tranquilo pra você ler um livro, levar a sua criança pra brincar ou simplesmente relaxar e observar o movimento de locais e turistas!

No próximo post conto como foi nossa subida nas torres da Notre Dame!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial