PEDALANDO EM GENEBRA

pelo viajante , em

 

Genebra, 14 de Julho de 2011

Uma prova de que estou tendo boas férias é essa: Até andar de bicicleta estou andando! Não fazia isso há anos!

Viagem de trem de Berna pra Genebra

Acordamos cedo em Berna e partimos para a Bern Bahnhoff (principal estação de trem da cidade). As 10:04 embarcamos pra Genebra cidade que anualmente figura entre as 5 melhores cidades pra se viver no mundo, assim como as co-irmãs suíças Berna e Zurique.

A viagem é show de bola. O trem passa por lugares com paisagens espetaculares! Fizemos até um videozinho aqui. Uma das cidades que passamos no percurso foi Fribourg, cidade suíça com fortes laços com a nossa Nova Friburgo que inclusive mandou ajuda na época da tragédia da região serrana no início desse ano.

Estação de Trem de Fribourg
Vista da janela do trem indo de Berna pra Genebra
Vista da janela do trem indo de Berna pra Genebra

Chegada em Genebra

Chegamos pouco antes do meio dia na principal estação de trem de Genebra, a Gare de Cornavin. Estávamos hospedados num excelente albergue da rede Swiss Backpackers chamado City Hostel Geneva que fica na Rue Ferrier 2, bem pertinho da estação do trem. Deixamos as malas no albergue e saímos pra almoçar no restaurante/trattoria Il Fornello Napoletano.

“Aluguel” de bicicleta

Alimentados, tínhamos uma tarde inteira e mais 3 ou 4h de “luz do dia” em plena noite para explorar a cidade. Precisávamos de velocidade mas ao mesmo tempo não queríamos ficar pegando ônibus de um ponto ao outro e acabar não “vendo” a cidade. A solução encontrada foi excelente e gratuita. Empréstimo de bicicletas na Geneveroule, na rua Place de Montbrillant, na frente da Gare de Cornavin. Deixávamos dados de identificação, endereço de onde estávamos hospedados e 20CHF (francos suíços) que seriam devolvidos ao término do uso da bike. Conseguimos essa informação do empréstimo de bicicletas num guia que o Gustavo tem auto-intitulado “Guia Criativo para o viajante independente na Europa – A bíblia do mochileiro brasileiro no velho continente”.. rs

As bicicletas que pegamos emprestado no Genève roule

As bicicletas que pegamos emprestado no Genève roule

As bicicletas que pegamos emprestado no Genève roule

Já sobre duas rodas, partimos pra ver algumas das inúmeras sedes de instituições internacionais que existem em Genebra tais como ITU (antigo CCITT), Cruz Vermelha e ONU Europa. No caminho passamos por um parque na Rue de Montbrillant onde um grupo de brasileiros ensaiava para uma apresentação. Ouvimos o batuque, vimos o frevo e na aproximação ouvimos o sotaque característico do nordeste brasileiro. Ficamos assistindo os compatriotas por meia hora antes de prosseguirmos. Tem vídeo aqui.

Brasileiros em Genebra
Brasileiros em Genebra
Brasileiros em Genebra
Brasileiros em Genebra
Place des Nations
Place des Nations
ITU antigo CCITT
ONU Europa Place des Nations
ONU EUROPA na Place des Nations
ONU EUROPA na Place des Nations
Musée international de la Croix-Rouge – Museu da Cruz Vermelha

Os relógios da Rue du Mont Blanc

Descemos de volta para o outro lado da Gare de Cornavin em direção ao Lac Léman. Antes de chegar lá andamos pela Rue du Mont Blanc que é cheia de lojas, bares e restaurantes. Pra quem gosta de relógios essa rua é uma boa pedida. Várias lojas vendendo as famosas marcas de “swiss made watches” como Rolex, Hublot, Tissot, Omega, TAG heuer, Swatch, Wenger etc…

Lac Genève (Lac Léman) e Jardin Anglais

Chegamos então no Lac Genève. Apesar do nome, esse lago é tão grande que pega outras cidades além de Genebra como Lausanne e Montreux. Nesse lago, vimos o Jet d’Eau que literalmente significa jato d’agua. O Jet d’Eau é um dos cartões postais de Genebra. Ele jorra 7 toneladas de água a 140 metros de altura numa velocidade de 200Km/h. Esses números não impressionam muito… é melhor ver ao vivo mesmo! rs Fizemos um vídeo aqui.

Cruzamos a Pont du Mont Blanc para pedalar pelo Jardin Anglais (Jardim Inglês) e ver o Horloge Fleurie.

horloge Fleurie no Jardin Anglais

Cathédrale Saint-Pierre de Genève

Pedalamos ainda pela Rue de la Madeleine em direção a Cathédrale Saint-Pierre de Genève. A principal igreja de Genebra fica numa colina na parte antiga da cidade (old town). Pra chegar lá tivemos que prender as bicicletas na Rue du Perron e subir a pé.

Cathédrale Saint-Pierre de Genève

Cathédrale Saint-Pierre de Genève

Cathédrale Saint-Pierre de Genève

Entorno da Cathédrale Saint-Pierre de Genève

Entorno da Cathédrale Saint-Pierre de Genève

Com isso concluímos a missão Suíça. Mais uma vez fomos bem tratados e nos sentimos bem seguros em Berna, Lucerna e aqui em Genebra. Ano passado estivemos em Zurique e não foi diferente.

Nessa viagem, em dois momentos que pegamos o mapa para conferir o nosso caminho nas ruas, pessoas se aproximaram para oferecer ajuda em inglês. Uma senhora em Berna e um rapaz em Genebra. Gostei muito de ter voltado a Suíça e se Deus me der oportunidade voltarei mais vezes no futuro.

Jantamos e fomos pro albergue descansar. No dia seguinte teríamos uma viagem de TGV Lyria pra Paris. A ideia da bike nos animou a tentar a Velib da capital francesa. Vocês saberão o que aconteceu nos próximos posts.

Até mais,

Renato Vieira


  Categorias Genebra

  Palavras-chave , ,

  voltar à página inicial