Início em Luxemburgo

pelo viajante , em

 

Rio de Janeiro, Paris, Luxemburgo 18 e 19 de Junho de 2012

Depois das sempre longas 10 horas de voo, chegamos a Europa por aquela que, até aqui, sempre foi nossa porta de entrada pro velho mundo, o gigante Aeroporto de Paris Charles de Gaulle (CDG).

Quase chegando…

O voo foi como qualquer outro transatlântico na classe econômica… chato, demorado e desconfortável. A trupe da AirFrance por sua vez tenta minimizar esses problemas com um bom atendimento e uma comida legal no jantar e café da manha.

Jantar no avião

Já em Paris passamos tranquilos pela imigração e fomos pro terminal 2D pegar a conexão pra Luxemburgo feita pela cia LuxAir.

Do Rio a Paris fomos numa das maiores aeronaves de passageiros do mundo, o Boeing 747-400. De Paris a Luxemburgo viajamos no menor avião que já voei na vida…rs

Era um Embraer ERJ-145 com capacidade para 50 passageiros.. Confesso que tive um pouco de medo do que o vento poderia fazer com esse avião leve lá nos ares…rs

ERJ 145 da Luxair no aeroporto Charles de Gaulle

Chegando em Luxemburgo, fomos parados pela polícia do aeroporto para verificação de bagagens e algum interrogatório… O oficial da Polícia era português e nos liberou logo em seguida … As perguntas foram desde quanto dinheiro tínhamos até se, por um acaso, estávamos com cigarros na mala… Foi a primeira e única vez que fizeram essas perguntas em todos os países que entramos na Europa nas três edições de eurotrip até aqui… Nada traumático, valeu a experiência e faltou o carimbo no passaporte pois estávamos vindo de dentro da União Europeia.

Para quem achou estranho o fato do policial federal de Luxemburgo ser português, explico que 22% da pequena população do pais é de origem portuguesa… Durante nosso período em Luxemburgo ouvimos muitos portugueses falando pelas ruas e muitas bandeiras de Portugal expostas ao lado de bandeiras de Luxemburgo.

Portugal e Luxemburgo

Do aeroporto ao albergue foi bem fácil… pegamos o autocarro (ônibus) 16 e no centro podíamos pegar o 9 ou 14 que descíamos bem perto do Youth Hostel Luxembourg na Rue du Fort Olisy.

Como o padrão de vida em Luxemburgo é um dos mais altos do mundo, o albergue teve que acompanhar isso e posso dizer que foi o melhor albergue que já fiquei até esse momento.

Restaurante, banheiros, café da manha, lockers, wi-fi, mesa de ping-pong, área externa verde e com vista e a lista continua… Outros albergues excelentes que havia ficado antes (Hi Hostel Zurique, Backpackers Genebra, Backpackers Berna e YHA Londres) ficam um pouco atrás do YHA Luxembourg na minha opinião.

Entrada YHA Luxembourg

Jardim nos fundos do albergue

No próximo post continuo com as atividades do dia 19-6 quando mesmo cansados ainda saímos para explorar o nosso roteiro.

Abcs e até mais,

Renato Vieira


  voltar à página inicial