Amsterdam por 3 horas

pelo viajante , em

 

Amsterdam, Strasbourg 19 de Julho de 2013

Depois de mais de um ano, chego de novo a Europa, entrando por uma das minhas cidades favoritas: Amsterdam! Dessa vez, entretanto, a passagem seria rápida. Não ficaria muito tempo por lá.

Acontece que o melhor voo que achei pra iniciar essa quarta eurotrip foi um voo da holandesa KLM que faz a rota direta do Galeão ao Schiphol, principal aeroporto de Amsterdam. Das outras vezes que fui ao velho mundo sempre tinha voado de Air France e consequentemente fazia imigração em Paris.

Assim como a co-irmã francesa, a KLM não decepcionou. Provavelmente por serem do mesmo grupo (SKYTEAM) as duas companhias aéreas mantém um padrão legal de serviço. Em 11 horinhas estava eu no Schiphol, de onde voaria novamente em pouco mais de 3 horas para Strasbourg na França.

Indicação do terminal na chegada

Indicação do terminal na chegada 

Tudo azul no Schiphol

Tudo azul no Schiphol

O agente de imigração foi simpático mas fez muito mais perguntas do que eu me acostumei entrando na Europa por Paris. Perguntou por que lugares eu passaria, quanto tempo ficaria, se estava de férias e etc. Não perguntou nada sobre grana e também não pediu os comprovantes de reserva de hospedagem. A única coisa que ele fez questão de ver era o comprovante da passagem de volta. Depois disso, carimbo de entrada!

Carimbo de entrada na Holanda

Carimbo de entrada na Holanda

Planejei usar as horas entre voos para entrar na cidade e ir até o MediaMarkt AmsterdamArena comprar uma câmera com mais recursos pra registrar as andanças dessa quarta eurotrip.

Já falamos aqui no blog sobre o MediaMarkt. Trata-se de uma rede de lojas de eletrônicos famosa na Europa pela variedade de produtos e preços mais em conta. Não espere os preços da americana BestBuy mas para os padrões europeus pode acreditar que vale a pena.

Pra me acompanhar nessa missão havia combinado com Maarten Van Tol de me encontrar no Schiphol e partirmos de trem do aeroporto até a loja que fica ao lado do estádio do Ajax, o AmsterdamArena.

Maarten é holandês e vive em Uithoorn, uma cidadezinha nas redondezas de Amsterdam. Nos conhecemos no início desse ano no albergue onde fiquei em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, região da Patagônia.

Maarten

Maarten

Eu lendo as novidades holandesas #sqn

Eu lendo as novidades holandesas #sóquenão

Quinze minutinhos de trem e estávamos lá. Comprei a câmera e peguei o formulário de tax free / tax refund para pegar o imposto de volta ao sair da União Europeia. Não é nada, não é nada o VAT era de 10% do valor da câmera. Já que não somos cidadãos da UE temos direito de recolher essa taxa de volta.

Então fica aqui a dica: Antes de comprar produtos na Europa confira se a loja tem formulário de tax free. É só apresentar o passaporte, pegar o formulário e apresentá-lo num posto conveniado no aeroporto para ser carimbado e embolsar seu dinheiro. Tem uma tabela aqui com os valores mínimos elegíveis para reembolso.

Saindo da loja fizemos um lanche por ali mesmo e trocamos uma ideia. O clima estava surpreendentemente quente comparando com as outras vezes que estive na cidade. A temperatura beirava os 30ºC. Quando cheguei em Amsterdam em Junho do ano passado fui recebido com gelados 13ºC!

O tempo passou mais rápido do que eu pensava. Acabei ficando em cima da hora pra voltar pro aeroporto e ainda carimbar meu formulário. Andamos rápido pra estação de trem e embarcamos rumo ao Schiphol.

Bilhete de trem da Amsterdam Bijlmer Arena ao Schiphol

Bilhete de trem da Amsterdam Bijlmer Arena ao Schiphol

Amsterdam Bijlmer Arena

Estação de trem Amsterdam Bijlmer Arena

Anunciando o trem pro Schiphol na Amsterdam Bijlmer Arena

Anunciando do trem pro Schiphol

Chegando lá até tentei carimbar meu formulário mas se fizesse isso perderia o voo para Strasbourg. Decidi não perder esse tempo pois ainda poderia pegar o tax refund na França que também é membro da União Europeia.

Maarten e eu nos despedimos e voei pra Strasbourg num aviãozinho pequeno da Embraer operado pela Air France.

ônibus do Aéroport de Strasbourg-Entzheim

ônibus do Aéroport de Strasbourg-Entzheim 

Aéroport de Strasbourg-Entzheim

Aéroport de Strasbourg-Entzheim 

Já no pequeno Aéroport de Strasbourg-Entzheim procurei posto de tax refund e não encontrei. A última esperança seria no último dia de viagem no Charles de Gaule em Paris. Lá com certeza tem o tax refund pois já passei lá no ano passado.

Estação de trem do Aéroport de Strasbourg-Entzheim

Estação de trem do Aéroport de Strasbourg-Entzheim

Estação de trem do Aéroport de Strasbourg-Entzheim

Estação de trem do Aéroport de Strasbourg-Entzheim

Do próprio aeroporto peguei um trenzinho pro centro de Strasbourg e fiz minha estréia no interior da França. Nos próximos posts conto como foi.

Abcs,

Renato Vieira


  voltar à página inicial