Eguisheim – o vilarejo preferido dos franceses

pelo viajante , em

 

Eguisheim, 22 de Julho de 2013

Falei no post anterior que os vilarejos da rota do vinho são muitos e que eu selecionaria alguns pra conhecer. O primeiro da lista foi Eguisheim, eleito pelo canal de televisão France 2 como “village préféré des Français 2013” numa competição em que participaram outros 22 vilarejos de toda a França.

Eguisheim fica a menos de 10km do centro de Colmar. Não existe uma estação de trem no vilarejo e nós não encontramos um ônibus num horário que nos servisse bem.

Pensamos em alugar bicicletas e ir até lá pedalando mas logo desistimos da ideia por causa do forte calor. Acabou que  rachamos um táxi. Saiu 5 € pra cada um e levou cerca de 10 minutos.

eg1

eg6

eg12

Em poucos minutos de caminhada em Eguisheim, Young Lee e eu entendemos a razão pela qual o vilarejo conseguiu o título de favorito dos franceses! As vielas do vilarejo eram super limpas e floridas. A todo momento passava um carrinho da limpeza pública pra garantir que o chão estaria livre de qualquer sujeira.

IMG_0341

IMG_0328

IMG_0325

Algumas casas são bem rústicas, feitas de pedras. Outras de madeira. Ainda assim, todas impecáveis. Várias barracas vendendo produtos locais como o bretzel da Alsácia. As fontes de água gelada e as caves completavam o cartão postal que é Eguisheim.

eg3

eg4

eg5

eg9

eg7

eg8

Vinho Branco

Provamos alguns vinhos brancos em uma das caves de Eguisheim. A senhora foi bem simpática comigo e Young Lee. Ela foi colocando vinhos de diferentes uvas pra nossa degustação. Provamos Pinot Blanc, Pinot Gris e uma outra com nome alemão que não lembro. Gostei mais do Pinot Blanc. Não compramos nada mas a mulher não me pareceu decepcionada. rs

eg10

Degustação de vinho branco em Eguisheim

eg11

Degustação de vinho branco em Eguisheim

eg13

Degustação de vinho branco em Eguisheim

Em mais ou menos 2 horas andamos o vilarejo todo. Queríamos aproveitar o dia pra conhecer outros. Fomos então até o centro de turismo e informação do vilarejo onde conhecemos a simpática Sabrine.

Mais uma vez gastei meu francês pífio pra perguntar a ela como poderíamos ir até Riquewihr direto de Eguisheim. Ela foi nos dando opções e a que melhor nos servia era voltar de bus pra Colmar e pegar outro de lá pra Riquewihr.

IMG_0243

IMG_0244

Hitchhiking na rota do vinho parte 1

Em seguida fomos pra parada de ônibus do lado de fora do vilarejo. O horário que a Sabrine nos indicou chegou, passou um pouco e nada do bus. Depois de esperar mais um pouco decidi introduzir o coreano no mundo das caronas! rs

Expliquei pra ele que tinha feito isso pela primeira vez em Ushuaia seguindo umas israelenses malucas com quem eu andei por lá. Falei também que já havia tentado fazer isso no dia anterior pra chegar ao albergue em Colmar e não tive sucesso.

Ele topou o desafio e não demorou muito até um carro parar pra gente. Era um casal de finlandeses, moradores de Helsink. Quando eles falaram de onde eram eu disse: “Sempre que penso em Finlândia a primeira coisa que me vem a cabeça é a Nokia.”

Pra minha surpresa (ou não), o cara trabalhava na Nokia que é uma das companhias parceiras da empresa onde trabalho. A esposa estava contando que eles vieram da Finlândia de avião até a Alemanha e de lá alugaram esse mesmo carro para rodar Alemanha e França.

Chegamos a Colmar em 10 minutos. Agradecemos muito a carona dos finlandeses e fomos almoçar. Young Lee se amarrou no lance da carona. Falei pra ele que o dia prometia mais!

Continuo no próximo post!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial