Riquewihr

pelo viajante , em

 

Riquewihr, 22 de Julho de 2013

Young Jun Lee e eu almoçamos na Gare de Colmar e saímos em seguida pra conhecer Riquewihr, o segundo vilarejo da rota do vinho da Alsácia que estava na nossa lista.

IMG_0442

RQ8

RQ7

RQ5

RQ4

RQ3

IMG_0449

IMG_0448

Riquewihr, que é considerado um dos vilarejos mais bonitos da França, me pareceu mais rústico do que Eguisheim. Rústico no sentido de parecer menos tocado, sendo a ação do tempo um pouco mais visível. Não estou dizendo que não seja conservado, pelo contrário. Os dois vilarejos são, definitivamente, um deleite para os olhos!

IMG_0376

IMG_0405

IMG_0384

IMG_0382

As vinte e poucas fotos que separei pra ilustrar esse post são poucas frente as “trocentas” que tirei no curto espaço de tempo que estivemos no pitoresco vilarejo. Porém, acredito que elas conseguem dar uma ideia da raridade do lugar.

IMG_0406

IMG_0428

IMG_0426

IMG_0425

IMG_0423

IMG_0410

Carona do Arnaud

Ao sairmos de Riquewihr estávamos com a ideia de ir andando até Ribeauvillé que seria o último vilarejo que visitaríamos. Começamos a caminhar mas a elevação da estradinha foi sugando nossas forças.

IMG_0460

Animados pelo sucesso que tivemos em Eguisheim, resolvemos tentar mais uma vez pegar carona com algum carro que passasse por nós. Iniciamos as tentativas e quem parou foi um morador do local chamado Arnaud. Perguntamos se eles estava indo pra Ribeauvillé e ele disse que sim. Entramos no carro e começamos a nos comunicar em francês com algumas pequenas doses de inglês. Arnaud sempre morou em Ribeauvillé, nas florestas, na parte mais alta da cidade. Fiz um vídeo do percurso gravando um pouco desse bate-papo.

Arnaud estava surpreso com o calor que fazia naquele momento. Segundo ele, há pouco tempo ele ainda acendia a lareira na casa dele, ritual esse que cumpriu durante 8 meses no último período de inverno. O francês disse também que a neve cai forte na região durante as épocas mais frias do ano.

Passando por Hunawihr cidade entre Riquewihr e Ribeauvillé

No próximo post conto como foi nossa passagem por Ribeauvillé, último vilarejo da rota do vinho da Alsácia na nossa lista!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial