Passe NAVIGO Découverte

pelo viajante , em

 

Que o metrô de Paris é um dos mais robustos e charmosos do mundo, não pairam dúvidas. São 16 linhas (3bis e 7bis inclusas) por onde passam diariamente mais de 4,13 milhões de passageiros. Acompanhando o ritmo das linhas, há também muitas opções de passes de transporte. Para moradores, estudantes, visitantes e idosos… O céu é o limite!

Em minha última visita à Paris decidi adquirir o Forfait NAVIGO Découverte Semaine, modalidade pré-paga que, como o nome diz, é válida por uma semana. Tomei esta decisão pois visitaria lugares mais afastados do “centrão” de Paris, como por exemplo o Château de Fontainebleau, de Vaux-le-Vicomte e porque minha estadia (não coincidentemente) seria de seis dias, começando numa segunda-feira.

Para chegar a esta opção de compra coloquei na ponta do lápis tudo que gastaria com transporte (estimativa do número de viagens e as zonas pelas quais passaria) de um lado e o referido passe com suas características de outro. Confrontei os valores, isto requer bastante paciência, pois nos deparamos com muitas variáveis e… Voilà, escolha feita! Valeu à pena mesmo utilizando somente 6 dos 7 dias a que tinha direito!

Um dos pontos positivos do passe é que você não precisa ficar levando vários bilhetes de metrô na carteira (eu conheço gente já perdeu) ou então todo dia ter que fazer um pitstop para adquiri-los, basta aproximar o cartão na roleta e a catraca é liberada, bem cômodo. Economiza-se tempo de fila e, só lembrando, há estações onde não há venda de bilhetes. Além disso, você pode usar todos os modais de transporte, isto é, metrô, RER, tramway e ônibus! E ainda pode usar para usar as bicicletas Velib’, mas estas requerem pagamento à parte, é apenas uma comodidade “extra”.

 

Navigo

Navigo: Comodidade

Uma característica intrigante é que esse passe funciona SEMPRE de segunda a domingo, não importando o dia em que você começa a usá-lo. Ou seja, ele começa a valer a partir do momento em que você faz a primeira viagem (seja numa segunda, terça, quarta, …) até o domingo seguinte.

As tarifas postadas aqui são referentes a 1º de janeiro 2014. Procure sempre se informar das tarifas atualizadas no site da RATP. Há versões (simplificadas) em inglês e espanhol.

 

Tarifas do Navigo mensal e semanal

Tarifas (1º de janeiro de 2014)

O passe é composto de um cartão nominal de transporte (carte nominative transport), de um cartão com chip (carte à puce) e de uma capa para proteção.

 

NAVIGO Découverte

NAVIGO Découverte

O Découverte pode ser adquirido por qualquer pessoa, o que não acontece com outras modalidades de títulos de transporte, destinados aos moradores de Paris e seus arredores. Está à venda em vários postos da SNCF e RATP e custa 5€ além, é claro, da tarifa escolhida. No meu caso foi muito simples. Cheguei pelo aeroporto Charles de Gaulle e, no saguão que dá saída para o RER B (trem que liga o aeroporto à cidade), há muitas máquinas de venda de passagens de trem, além de uma grande loja da SNCF, onde pedi o kit à atendente. Ela gentilmente me explicou o funcionamento, além de ter tirado algumas dúvidas (sim, ela era francesa, antes que estranhem a simpatia!).

É necessário colar uma foto 2,5cm por 3cm e escrever seu nome e sobrenome no passe, para caso seja requisitado por algum fiscal (nos últimos anos percebi um aumento substancial no número de guardas nas grandes estações). Se você tiver esquecido aquela 3×4 sua no Brasil (ela serve!), gaste mais 5€ numa cabine de foto instantânea! Não converta pra real, suas férias já vão ter começado!

O cartão tem validade de 10 anos, o que acaba no domingo na verdade é sua recarga! Portanto, guarde-o como recordação, mas somente até a sua próxima visita à Cidade Luz!


  voltar à página inicial