Nos trilhos com a Berner Oberland Bahn

pelo viajante , em

 

A Berner Oberland Bahn (BOB) é a empresa que explora o serviço ferroviário em parte da região de Berner Oberland. A rota dos trens da BOB é como um Y. De Interlaken partem 8 vagões, bem sinalizados, sendo os 4 primeiros com destino a Lauterbrunnen e os 4 últimos para Grindelwald.

O trem parte como se fosse um único trem e quando chega em Zweilütschinen ele desacopla. A metade que segue pra esquerda sobe pra Grindelwald (1034 m). A outra metade segue pra direita, rumo a Lauterbrunnen (725 m).

No sentido de volta é a mesma coisa. Os trens que vem de Grindelwald e Luterbrunnen acoplam quando se encontram em Zweilütschinen e chegam em Interlaken Ost como se fossem um. Isso deve dar uma ideia da pontualidade e sincronismo do serviço da Berner Oberland Bahn!

Em vermelho o Y da Berner Obelarnd Bahn na mesinha do assento

IMG_1586

IMG_1584

Nos oito dias que passei na região andei praticamente todos os dias (às vezes mais de uma vez por dia) nos simpáticos trens da BOB que são integralmente cobertos pelo Swiss Pass. Em cada viagem eu sentia o vendo bater no rosto, o cheiro de natureza e ouvia o típico ruído do trem de montanha suíço.

Viajando com a BOB nos trechos Interlaken-Grindelwald tive algumas das vistas mais surpreendentes desses 18 dias que viajei pela Suíça (e olha que essa viagem foi toda cheia de imagens incríveis pra mim).

A cada embarque eu garantia meu lugar na janela e apontava minha câmera pra fora, quase que num ato desesperado de registrar um pouco de tudo aquilo que estava vendo. É verdade que esse ato meio mecânico e ao mesmo tempo natural de querer fotografar e filmar tudo pode muitas vezes fazer você perder aquele momento de concentração e contemplação off-camera tão prazeroso e importante. Porém, não precisam se preocupar. Fiz tanto esse trajeto que tive tempo suficiente de registrar e também de simplesmente contemplar.

Berner Oberland Bahn

Esse vídeo aqui, por exemplo, foi feito quando eu cheguei em Grindelwald abordo do Berner Oberland Bahn, totalmente abobalhado por toda aquela paisagem. Já este outro fiz na minha última descida, quando estava mudando minha base pra capital Berna. Já estava acostumado com o cenário mas de maneira nenhuma menos admirado.

Todo esse lance de paisagem é maneiro mas o foco desse post era mostrar um pouco dos trens da Berner Oberland Bahn através de imagens que capturei durante o período que “mochilei” por essa região tão especial da Suíça!

IMG_0597

Por enquanto é só! Feliz 2014 galera!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial