Contos de viagem, dicas, vitórias e derrotas

 
 

Bruxelas, cidade do Tintin

pelo mochileiro , em

 

Bruxelas, 21 de Junho de 2012

Atomium

café da manhã tomado, partimos para ver o Atomium de Bruxelas. Trata-se de uma grande engenhoca de ferro, com nove círculos enormes no meio de um parque. Alguns a chamam por aqui de a Torre Eiffel de Bruxelas. Cada um com seu ponto de vista né? 😀 Comparações a parte, eu particularmente achei bonito e bem maior do que eu imaginava vendo fotos antes de vir pra cá.

Minieurope

Depois disso, bem perto, entramos no interessante parque MiniEurope. Nele são exibidas maquetes de prédios, monumentos, praças ou mesmo paisagens dos diversos países membros da UE. Alguns desses monumentos tive a oportunidade de ver ao vivo como a Torre de Belém em Lisboa e o Portão de Brandenburgo em Berlim.

Miniatura da Torre de Belém de Lisboa

Miniatura do Portão de Brandemburgo

Outros ainda veria nessa viagem como o Belfry de Bruges.

Belfry de Bruges, Atomium ao fundo

E para outros ainda terei que reservar outra eurotrip como o grandioso prédio da Câmara Municipal de Estocolmo, onde todo ano é celebrada a cerimônia de entrega do prêmio Nobel com direito a banquete!

Miniatura da Câmara Municipal de Estocolmo

As miniaturas são muito bem feitas, sendo as da própria Bélgica mais perfeitas ainda. Em média, cada “miniatura” custa cerca de 75 mil euros. Disse miniatura entre aspas pois a maior parte delas são bem grandes… Muito maiores que eu….rs

Atrás da beleza e perfeição do parque, vai uma forte doutrinação pró união europeia. O guia impresso da visita que você recebe logo após a compra do ingresso dedica suas primeiras e últimas páginas a explanação dos valores europeus, explicação do funcionamento das organizações internas da UE, nomes dos principais eurocratas, trechos de louvor a história de grandes conquistas europeias e coisas do tipo.

Achei interessante que na penúltima página tem uma série de perguntas sobre a UE que foram feitas para cidadaos dos 27 países membros. Em uma das perguntas, foi questionado se os cidadãos tem pleno entendimento do funcionamento da União Europeia. 48% disse que não compreende o funcionamento contra 44% que alegam compreender …

Museu dos Quadrinhos

Depois do almoço partimos para o Centre Belge de la Bande Desinée ou Comic Strip Center, onde são exibidos diversas quadrinhos e personagens criados na Bélgica, com destaque para o Tintin.

 

 

 

Eu e Hergé, belga, criador do Tintin

Os Smurfs, também Belga, é o outro desenho mostrado no museu que me lembro de passar nas telinhas brasileiras. Comprei uma lembrancinha pro meu mano Daniel e segui em frente.

Grand Place

Na caminhada entre o museu dos quadrinhos em direção ao Grand Place, uma chuvinha quase nos fez desistir de chegar até lá. Paramos para comer num tal de Falafel Frites, na Rue de la Fourche 48… Lanche bem gorduroso e gostoso que caiu muito bem naquele frio… quando acabamos, a chuva já tinha ido embora.

lachinho diet …

Nas redondezas da principal praça de Bruxelas, muito agito, lojas de chocolates, barracas de waffles, batata frita, torrones, crepes… Muita guloseima…. Talvez a cidade mais gorda que visitamos! rs

waffles dos mais veriados …

 

 

Torrone a quilo amigo…

O ambiente estava bem mais família do que na noite anterior. Mesmo com os pingos de chuva, fizemos um videozinho na praça que abriga, entre outras coisas, a câmara municipal e a antiga casa do rei.

 

Achei a praça muito bonita. Sem dúvida um dos lugares mais bonitos que vimos nessa eurotrip. A Grand Place é patrimônio da humanidade da UNESCO desde 1998 e a história de sua construção vem desde o século X. Em 2010 uma enquete num site Holandês colocou a Grand Place de Bruxelas como a mais bonita praça da Europa.

Manneken Pis

Saímos pelas ruazinhas em busca do Manneken Pis outro símbolo de Bruxelas que inspirou a estátua e mascote do Botafogo, o manequinho rsrs

Antes de achá-lo, mais referencia ao Tintin nas paredes….

Tintin nas paredes de Bruxelas

O Manneken Pis é bem pequenininho e junta um monte de turistas ao redor dele… rsrs só me lembrei da Mona Lisa do Louvre quando o achamos…

O minúsculo Manneken Pis

Palais Royal

Antes de voltar pro albergue ainda passamos no Palácio do Rei da Bélgica … Isso aí…. A Bélgica é uma monarquia parlamentar constitucional… Tem um Rei que não manda muito …

Palais Royal

Mais Bruxelas no próximo post.

Abcs

Renato Vieira