Enfim, Praga :)

pelo viajante , em

 

Praga, 28 de Junho de 2012,

Enfim, depois da manhã de andarilhos, começamos a conhecer Praga.

Václavské náměstí (Praça Venceslau)

Finalmente, já a tarde, começamos a explorar a cidade de Praga e começamos pela parte nova dela. A primeira parada foi na movimentada Praça Venceslau ou Václavské náměstí.

Václavské náměstí

Václavské náměstí

Quando descemos do metrô na estação Mustek e fiquei procurando o grande espaço retangular ou circular que as praças tradicionais normalmente são. Não encontrei. A Praça Venceslau (Václavské náměstí) é uma grande rua, sem tráfego de carros, com um largo canteiro no meio e suas lojas, bares, restaurantes, casas de câmbio e lojas de souvenir nas calçadas.

os bondes que viraram Cafés na Václavské náměstí

Národní Muzeum (Museu Nacional)

O ponto principal da praça é o Museu Nacional fundado em 1818. O prédio lembra um pouco o prédio da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

Národní muzeum

Národní muzeum

Tava um calor bom… Um alívio pra nós que antes estávamos na friaca de Amsterdam. Para quem já estava em Praga, refrescar era preciso…

aliviando o calor numa fonte na frente do Národní muzeum

aliviando o calor numa fonte na frente do Národní muzeum

Jindřišská věž  (Torre de Saint Henry)

Descemos a Praça Venceslau e continuamos nosso percurso rumo a torre gótica de Saint Henry. A torre, que hoje é um restaurante, foi construída para abrigar o sino da Igreja de Saint Henry, que fica logo ao lado, mas não tinha estrutura para aguentar o grande e pesado sino de ferro.

É engraçado que a torre destoa do lugar onde está… Ainda estamos numa região “nova” da cidade e a Torre de Saint Henry é um símbolo de outros tempos que passaram…

Jindřišská

Prašná brána (Torre da Pólvora)

A próxima parada foi na Torre da Pólvora uma das 13 antigas entradas da cidade de Praga. Uma das explicações que ouvimos para ter esse nome é que quando a cidade cresceu para além desses portões, a torre passou a ser um depósito de pólvora…

Prašná brána

Prašná brána já do outro lado…

Obecní dům (Municipal House)

O bonito prédio, logo ao lado da Torre de Pólvora é a Obecní dům, importante casa de espetáculos de Praga. Alias importantes casas de ópera é uma das coisas que mais têm em Praga e no nosso próximo destino, Viena.

Obecní dům

Obecní dům

Stavovské divadlo (The Estates Theatre)

Rumo a principal Praça da cidade ainda passamos no Stavovské divadlo, importante teatro da cidade onde acontecem espetáculos de balé, ópera e drama. Na hora que passamos tinha um pessoal já entrando para o espetáculo das oito da noite (não se engane pelo céu claro! rs)… Na programação da noite, a Opera Don Giovanni de  Mozart.

Stavovské divadlo

mesmo no calorão pessoal arrumado no Stavovské divadlo

Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Antiga)

A principal e mais bonita praça de Praga. Nesse dia era semi-final da Euro Copa 2012 e a praça estava lotada de alemães e tchecos que torciam por uma vitória da seleção alemã sobre a Itália. A montadora de carros Hyundai montou um grande palco com um telão que exibiu o jogo para a multidão. Além da galera do futebol, a praça estava cheia de turistas. Detalhe: A Alemanha perdeu pra Itália decepcionando toda aquela gente….

Staroměstské náměstí

Staroměstské náměstí

Staroměstské náměstí

Torcida Alemã na Staroměstské náměstí

Panorâmica da Staroměstské náměstí

Pražský Orloj (Relógio Astronômico de Praga)

Ali mesmo na praça tem uma das maiores atrações da cidade. O grande relógio astronômico medieval. O relógio aglomera muitos turistas perto de cada hora cheia quando o sino toca e mini estátuas começam a se revezar em pequenas aberturas no relógio. Fizemos um vídeo em full HD pra ficar mais claro. É bem rapidinho, pensei que teria mais coisas de tanto que o pessoal falava desse relógio! rs

Orloj, relógio astronômico de Praga

Torre do Orloj

Karlův most (Ponte Carlos)

Depois do Relógio seguimos as estreitas ruazinhas da cidade antiga até chegar a Ponte Carlos. Essa ponde de pedras ainda da era medieval ficou durante séculos sendo a única ligação entre o Castelo de Praga (vamos amanhã) e a cidade antiga que acabamos de passar. A ponte em si é muito bonita e de bônus ainda temos a vista pro Rio e pro Castelo de Praga no alto da colina do outro lado da ponte. Toda essa região do centro histórico de Praga é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Kurlov most

Kurlov most

Bela vista da Kurlov most

Sol se pondo atrás do Castelo de Praga visto da Kurlov Most

Nosso passeio nesse dia terminou por aí. Pegamos o metrô na estação Staroměstska e voltamos pro hotel. Amanhã exploraremos a cidade do outro lado do rio Vltava.

Estação de Metro Staromestska

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial