Pedalando pelos subúrbios de Paris

Paris, 6 de Julho de 2012. Continuando o post anterior

Centre George Pompidou

Depois do almoço andamos pro Centre Georges Pompidou que é casa do Musée National d’Art Moderne. Tiramos umas fotos por fora e entramos pra ver a loja de livros do museu. Não vimos nenhuma exibição pois estava sol em Paris e isso precisa ser aproveitado. Selecionamos uns museus que entraríamos caso algum dos nossos dias em Paris amanhecesse chuvoso o que impossibilitaria atividades a céu aberto. O Pompidou está na lista.

Centre Georges Pompidou

Reparem na galera que fica sentada na frente do Pompidou… Não é só na grama, beira de rio ou beira de canal que os franceses gostam de dar uma paradinha pro descanso! rs

Place Georges Pompidou

Porte Saint Martin

Pegamos a Velib novamente e subimos a Boulevard de Sebastopol rumo ao Porte Saint Denis que é um arco triunfal construído no lugar de uma das antigas entradas da cidade, sob ordem do Rei Louis XIV, o Rei Sol, no século XVII! Esse é mais um capítulo da série “nunca antes em Paris” onde busco visitar lugares inéditos pra mim! rs

Quando chegamos na Boulevard de Saint Denis quebramos a direita pra guardar as bicicletas e acabamos nos deparando com outro arco triunfal, o Porte Saint Martin. Nesse momento percebemos que de manhã cedo passamos aqui bem perto e não tínhamos nos ligado…hehe

Super Zoom na Gare de l’Est por dentro do Porte Saint Martin

Porte Saint Denis

Voltamos um pouquinho a pé até o Porte Saint Denis cuja história de construção é bem parecida com a do Porte Saint Martin. Esses arcos triunfais normalmente são construídos em homenagem a grandes vitórias militares.

Andando pro Porte Saint Denis

“Ludovico Magno” significa Ao Grande Louis

Porte Saint Denis

Rue de Saint Denis

A região de Saint Denis está longe do glamour das áreas mais centrais de Paris. As ruas já não são tão limpas e as lojinhas são bem mais populares. É uma região mais periférica onde o povão mora! Nada que me incomode já que moro no subúrbio do Rio, região que também sofre com esse estigma e esteriótipo apesar de ter muito a oferecer.

Rumo a La Villette

Vimos no mapa do metro Strasboug Saint Denis, que fica ao lado do arco, que o Parc de la Villette não era tão longe. Nem vou falar muito desse parque nesse post pois vocês vão ver que não conseguimos chegar lá hoje. Pegamos as bicicletas e fomos subindo nos afastando ainda mais do centro de Paris numa das pedaladas mais legais que fizemos aqui na Europa… talvez por causa da adrenalina dos cruzamentos e do tráfego intenso de carros ao lado. Os motoqueiros que lerem isso devem entender o que eu estou falando. Foram 2,5km pedalados onde passamos pela Boulevard de Strasbourg, cruzamos a Boulevard de Magenta, passamos pela estação de trem Gare de l’Est e depois pela Rue du Faubourg Saint Martin até a Quai de la Seine onde paramos pra devolver a Velib já que os trinta minutos de uso estavam quase estourando.

Só um comentário rápido de cultura inútil aqui: descobri num livro que a palavra Faubourg, presente em um monte de ruas em Paris, inclusive na rua de esquina do nosso albergue (Rue du Faubourg de Saint-Antoine), era usada pra designar Subúrbio antigamente. O termo francês mais usado hoje em dia pra subúrbio é Banlieue.

Descaso com a Velib

Nessa hora vimos a primeira cena de descaso com o sistema de bicicletas públicas de Paris. Veja a foto abaixo da bicicleta toda corroída… Pra ficar daquele jeito imagino que a Velib estava dentro do canal por bastante tempo até ser resgatada.

Velib estragada

Chuva e alagamento na Avenue de Flandre

Só foi encostar a bicicleta e começarmos a andar pelas margens do canal que a nuvem negra que estava se formando durante toda a tarde resolveu chorar… Chuvarada de verão em Paris… Nos molhamos um pouco mas conseguimos escapar pra dentro de um Franprix já na Avenue de Flandre. Esperamos quinze minutinhos e a chuva diminuiu. Ao sair vi trechos de alagamento na avenida e  tirei algumas fotos. Nessa hora passou uma francesa e fez algum comentário comigo sobre aquela situação e minha cara de paisagem reinou novamente! rsrs

Quai de la Seine um pouco antes do temporal

Avenue de Flandre depois do temporal

Gustavo Lima em Paris

Entramos pra lanchar num Mc Donalds na mesma rua onde estava tocando Gustavo Lima no som ambiente. Fiz um vídeo… tenta ouvir aqui. rs

Parc de la Villette frustrado

Pegamos o metro de volta pro albergue pois com chuva ia ficar ruim pedalar aquilo tudo de novo. O Parc de la Villette teve que ser adiado.

Chegando no albergue ainda subi com as malas pro quarto novo. Lembra que comentei aqui que trocaríamos?