Fechando o dia no Montmartre

pelo viajante , em

 

Paris, 8 de Julho de 2012. Continuação do post anterior.

Mais pedalada

Descansamos por mais ou menos 3 horas no albergue e depois disso fizemos uma das pedaladas mais pesadas de toda a viagem. Decidimos ir até o pé do Montmartre de Velib.

O caminho todo é uma subidinha sútil que vai te cansando pouco a pouco. Quando voltamos do Parc de la Villette a pedalada foi basicamente descendo, o que acaba te economizando energia.

Pra chegar agora no Montmartre fomos até a Bastille, pegamos a Boulevard Beaumarchais, contornamos a Place de la Republique e começamos a subir a Boulevard de Magenta onde sentimos o esforço da subida. Entramos numa rua ao lado, chamada Rue Saint Vincent de Paul onde trocamos de velib e demos uma descansada.

Um pouco antes dessa pausa um flamenguista que andava pela Bd de Magenta me viu passando com o manto e gritou “valeu mengão!” essa foi a segunda manifestação na capital francesa de alguém que me viu passando com a camisa do Flamengo! rsrs

Velib trocada, voltamos pra Magenta onde seguimos em frente até quebrar a esquerda na Boulevard Rochechouart já aos pés do Montmartre.

Só nesse dia pedalamos 22km!

Montmartre

Já expressei aqui algumas vezes que o Montmartre é o meu lugar favorito em Paris. Gosto da atmosfera, da vista lá de cima e da música tocada pelos artistas de rua que acabam proporcionando uma trilha sonóra pra sua visita. Os cafés, os desenhistas da Place du Tertre, as lojinhas de crepe e de desenhos antigos são outras coisas que me agradam muito lá em cima.

Apesar de estar visitando o lugar pela terceira vez nos três últimos anos, acabei fazendo de forma diferente… Hoje, ao invés do metrô, cheguei pedalando e subi pelas escadarias na frente da Sacre Coeur ao invés de vir andando por trás da igreja, passando ela Place du Tertre.

Nessa subida, ao ver a minha camisa, um casal de brasileiros se ofereceu pra tirar uma foto nossa. No início não gostei muito do enquadramento mas acabei me acostumando. A foto ficou muito boa!

Foto tirada por compatriotas

subindo…

subindo…

Vista na metade da subida

Quase na Sacre Coeur e a galera na escadaria…

Sacre Coeur

Falando em Sacre Coeur, entramos um pouquinho na igreja e, apesar da proibição, tiramos umas fotinhos discretamente, sem flash e sem atrapalhar ninguém. Aproveitamos para agradecer pela viagem que estava chegando ao fim e pedimos uma volta tranquila pro Brasil amanhã.

Foto dentro da Sacre Coeur

Fechando o dia

Fomos descendo bem devagar. Rodeamos a Place du Tertre vendo os desenhistas fazendo retratos das pessoas. Aproveitei pra comprar mais uns desenhos e comer mais um viciante  um crepe de nutella com coco.

Passamos pelo restaurante Moulin de la Galette e, já lá em baixo, tiramos umas fotos no famoso Moulin Rouge que estava bem agitado. Por causa desses dois descobri que Moulin significa moinho em francês! rsrs

Desenhos na Galerie Butte Montmartre

Desenhos na Galerie Butte Montmartre

Moulin de la Galette

Moulin de la Galette

Moulin Rouge

Moulin Rouge

Moulin Rouge

E assim se encerrou nosso penúltimo dia em Paris. No próximo post, conto como foi o fim da jornada. Ainda fizemos algumas coisas antes do vôo.

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial