Paris sempre na hora certa!

pelo viajante , em

 

Assim como em toda a Europa e no resto da França, os relógios de Paris passaram para o horário de verão na noite de sábado para domingo passada. O pessoal do site Paris.fr aproveitou para ir até o serviço de relógio da cidade, responsável por cuidar dos relógios tanto da prefeitura quanto de outros estabelecimentos públicos da cidade.

 

Crédito: AFP

Crédito: AFP

A mudança foi instituída na França em 1975 após o choque do petróleo de 1974 com o objetivo economizar energia, fazendo com que a iluminação fosse utilizada uma hora mais tarde. É também um modo de aproveitar melhor as horas de luz natural, restringindo assim a utilização da iluminação artificial.

Para facilitar os transportes, as comunicações e demais transações dentro da União Europeia, foi implementada pelo Parlamento Europeu uma diretriz de harmonização de horários. Deste modo, a partir de 1998, para o conjunto de países da União Europeia, a passagem para o horário de verão é feita no último domingo de março às 2 horas da manhã e o retorno ao horário “de inverno” é realizado no último domingo de outubro às 3 horas da manhã.

 

Horário de verão na França e Europa começa a vigorar.

Horário de verão na França e Europa começa a vigorar.

Antoine Walter é o responsável pelo patrimônio parisiense de ponteiros. Este relojoeiro apaixonado faz parte da equipe da prefeitura há 11 anos e cuida de aproximadamente 50 relógios. Sempre com um olho em seu relógio de pulso, Antoine trabalha rotineiramente na sede municipal, nas administrações dos arrondissements, nas escolas e nos outros estabelecimentos públicos para que todos os ponteiros andem num mesmo ritmo. Uma profissão rara, mas essencial, que o site Paris.fr nos convida a descobrir neste vídeo (em francês).

*Retirado com adaptações do site Paris.fr

 


  voltar à página inicial