Mürren e Gimmelwald

pelo viajante , em

 

Mürren / Gimmelwald, 28 de Julho de 2013,

Eu já estava na Suíça há 5 dias e ainda não havia me encontrado com Michael, um amigo local que conheci em 2009 durante uma viagem a Nova York. Michael mora em Berna e já apareceu aqui no Fui Pra Europa quando viemos pela primeira vez em 2010 e também na segunda vez em 2011. Ano passado a Suíça não estava no meu roteiro e, consequentemente, acabamos não nos encontrando.

Para o nosso reencontro, combinamos de explorar dois pequenos vilarejos da região de Berner Oberland. Mürren e Gimmelwald. Apesar de viver pertinho, Michael também não conhecia esses lugares. Pra chegar lá a partir de Grindelwald é mole… é só ir até Lauterbrunnen e de lá pegar um ônibus para Stechelberg.

Já em Stechelberg embarcamos no Schilthornbahn, que é um cable-car que sobe até o Schilthorn depois de realizar paradas intermediárias justamente em Gimmelwald e Mürren. O Swiss Pass cobre integralmente o trajeto!

Mürren

Mürren, a 1.650 metros de altitude, foi nossa primeira parada. O ingrime vilarejo de 450 habitantes (isso mesmo, 450 habitantes) vive basicamente do turismo. No inverno o esqui domina. Já no verão, Mürren é muito procurado para longas e ingrimes caminhadas. A vista que se tem do vilarejo segue o padrão da região: Fantástica!

Gimmelwald

Michael e eu fomos jogando conversa fora, descendo a montanha até Gimmelwald que fica a 1.363 metros do nível do mar. Gimmelwald está localizada literalmente à beira de um precipício! O pequeno vilarejo tem ainda menos gente do que Mürren, a vizinha de cima. Nem 200 pessoas vivem por lá.

Também andei lendo por aí que Gimmelwald é um dos vilarejos mais “pobres” de toda a Suíça. Os moradores de lá vivem de alguma atividade agrícola e também do serviço extra que surge no inverno operando elevadores de esqui.

Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, os “pobres” moradores de Gimmelwald tem um bem precioso que talvez eles mesmos nem deem tanta importância: acordar de manhã, abrir a janela de casa e simplesmente contemplar as montanhas, o verde e a neve.

Michael e eu paramos para almoçar no restautante do Mountain Hostel em Gimmelwald. Falei muito sobre a localização cinematográfica do albergue que estou hospedado em Grindelwald mas esse Mountain Hostel Gimmelwald é um concorrente à altura! (sem trocadilhos…rs)

Enquanto comíamos, Michael me apresentou a Rivella, uma tradicional e popular bebida não-alcoólica suíça. Mal comparando, entendi que a Rivella é para os suíços o que o Guaraná Antártica é para nós, brasileiros. A verdade é que vi muito mais Rivella nas mãos de suíços do que vejo Guaraná Antártica em nossas mãos… mas acho que vale a comparação.

Depois do almoço embarcamos novamente no Schilthornbahn e descemos para Stechelberg. Ficamos lá embaixo colocando a conversa em dia. Eu passava pra ele as últimas notícias dos protestos no Brasil e ele falava mais dos trabalhos que vinha fazendo como fotografo profissional. Também aproveitamos para assistir de camarote uma galera que descia de parapente num campo bem na nossa frente. Num dado momento que me distrai, Michael conseguiu avistar até um cara voando de wingsuit.

Wingsuit são aquelas roupas especiais que simulam asas. Tem um vídeo aqui pra você ver o que estou falando (até 01:54 o cara só enrola). A prática desse esporte é muito comum na região do vale de Lauterbrunnen.

Michael e eu nos despedimos e partimos. Nos encontraríamos novamente em Berna dentro de poucos dias. Já no albergue, liguei a TV e vi que a missa do Papa em Copacabana fechando a JMJ estava bombando na CNN! rs O Rio de Janeiro me persegue até nas montanhas! rs

Mais no próximo post,

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial