Visita ao Domaine Pommery – Champagne e Arte

pelo viajante , em

 

Reims, 28 de Novembro de 2017

Depois que terminamos nossa visita a Catedral de Notre Dame de Reims, pegamos um Uber e fomos até o Domaine Pommery, casa de uma das maiores e mais tradicionais produtoras de Champagne! Compramos os ingressos ainda no Brasil, via internet, para uma visita guiada às caves com direito a degustação no final!

Entrada do Domaine Pommery em Reims

UM POUCO DE HISTÓRIA

Conta a história que Alexandre Pommery, empresário de sucesso da indústria de lã, resolveu mudar o foco de seus negócios para a produção do Champagne que estava em alta em meados do século XIX. Pouco depois da criação do Champagne Pommery, Alexandre morre e a empresa passa a ser dirigida pela viúva, Louise Pommery.

Louise conduz sua marca ao sucesso e também deixa legados importantes para toda a indústria do champagne sendo o mais emblemático deles, seu pioneirismo na elaboração e comercialização de Champagne Brut (sem adição de açúcar) a partir de 1874! Apesar das similaridades, não confundir a história de Louise Pommery com a de outra viúva famosa de Champagne, a madame Clicquot rsrs

CHAMPAGNE AOC

Vale lembrar também que, nesse contexto, Champagne é uma appellation d’origine contrôlée (AOC) ou denominação de origem controlada. Isso significa que, para ser Champagne, o vinho espumante precisa ser produzido nessa região específica do nordeste da França (mapa aqui) e seguir um determinado conjunto de regras de cultivo da uva e de produção da bebida em si.

Há inclusive um comitê unindo produtores de Champagne que briga judicialmente ao redor do mundo para impedir o uso indevido do nome Champagne. Sem essa “batalha”, a palavra Champagne teria se tornado um conceito genérico equivalente a vinho espumante e muita gente acabaria “embarcando” no sucesso e prestígio associados a este nome. O lema do comitê é “Il n’est Champagne que de la Champagne”, ou seja, não é champagne (bebida) se não vem de champagne (denominação de origem/região geográfica).

DOMAINE POMMERY

A chegada ao Domaine Pommery impressiona! As construções que compõe a sede são verdadeiros palácios erguidos no século XIX pela madame Pommery no estilo arquitetônico elisabetano.

Domaine Pommery e as frutas da exposição GIGANTESQUE

Domaine Pommery

Domaine Pommery

O tour em si foi bem diferente de outros passeios turísticos ligados ao vinho que eu havia feito até então no Brasil, Chile e Argentina. Nos passeios de vinícolas, normalmente há um contato com a terra, com a planta, com o processo de cultivo, com os tanques onde os vinhos fermentam, etc. Já no Domaine Pommery e na Champagne Taittinger (que visitamos na sequencia), o foco é conhecer as caves subterrâneas que abrigam milhões de garrafas de champagne enquanto a guia compartilha um pouco da história da casa e pincela as principais etapas da produção da bebida.

Caves de Champagne – Domaine Pommery

Caves de Champagne – Domaine Pommery

Caves de Champagne – Domaine Pommery

Caves de Champagne – Domaine Pommery

No Domaine Pommery são 18km de caves subterrâneas a uma profundidade de 30 metros! Lá embaixo, encontramos túneis rústicos e naturalmente  frios. A temperatura àquela profundidade é de 10°C constantes ao longo de todo ano. A luminosidade também é muito baixa. Tudo para proporcionar um ambiente perfeito para o armazenamento e evolução do Champagne! Com o frio não nos incomodamos pois 10°C era mais quente do que a temperatura lá na superfície. A escuridão que foi um pouco ruim para as fotos mas a prioridade ali é o Champagne, não é mesmo?! hehe

ARTE CONTEMPORÂNEA

Uma das característica mais marcantes da visita ao Domaine Pommery foi a relação que esta casa tem com a arte contemporânea! Vimos muitas obras expostas enquanto caminhávamos pelas caves, todas parte de uma exposição chamada GIGANTESQUE! Tinha par de botas gigante, hélice gigante, mesas e cadeiras gigantes e até um muselet gigante (aquela proteção em arame que dá segurança a rolha da garrafa de champagne).

Domaine Pommery

Amanda e a bota da exposição GIGANTESQUE

Domaine Pommery

Hélice GIGANTESQUE – Caves Domaine Pommery

Muslet gigante e Amanda comendo madeleine

Domaine Pommery

Ao término do tour pelas caves, subimos de volta ao saguão principal onde aconteceu a degustação. Bea e eu experimentamos um produto novo da casa, o Royal Blue Sky sur glace enquanto Amanda tomou suco de uva na taça de champagne e comeu madeleines, um docinho típico da região de Lorraine, também no nordeste francês!

Domaine Pommery

Amanda tomando suco de uva na taça de champagne

Domaine Pommery

No próximo post falarei um pouquinho da nossa visita a Champagne Taittinger e nosso retorno a Paris!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial