A Catedral de Notre-Dame de Reims

pelo viajante , em

 

Reims, 28 de Novembro de 2017

No centro da Place du Cardinal Luçon, a Catedral de Notre-Dame de Reims domina a paisagem. Um monumento gigantesco que, ao longo de seus mais de 800 anos, foi palco de importantes acontecimentos da história da França e da Europa.

Catedral de Notre-Dame de Reims

Amandinha e eu na Place du Cardinal Luçon em Reims

Já não era de hoje que eu admirava a Notre-Dame de Reims. Desde a primeira vez que a vi por meio de fotos anos atrás, a Catedral já me chamava atenção e eu tinha o desejo de um dia conhece-la. Ainda que eu esteja longe de ser um especialista em arquitetura, me sentia intrigado por essa construção gótica que tem 2300 esculturas em sua fachada e, aos meus olhos, era muito mais bonita, mais complexa e mais assustadora que a Notre-Dame de Paris.

Bea e eu Catedral de Notre-Dame de Reims

Na manhã que a visitamos, a Notre-Dame de Reims estava rodeada pelo agito contido das barracas do Marché de Nöel. Porém, ao entrar pelas altas e grossas portas da Catedral, encontramos silencio, paz e reverência além de ser um daqueles momentos em que você se sente fisicamente pequeno devido a grandiosidade daquilo que te cerca. Não podemos esquecer também do frio que fazia lá dentro, já que os escassos raios de sol daquele final de outono penetravam apenas timidamente através dos coloridos vitrais.

Catedral de Notre-Dame de Reims

Na entrada da catedral

Catedral de Notre-Dame de Reims

interior da catedral

Normalmente, viajando, gosto desses momentos quando entramos em lugares como este pois é uma oportunidade de parar um pouco, refletir e agradecer a Deus pelas coisas boas que estamos vivendo, vendo e aprendendo.

Catedral de Notre-Dame de Reims

interior da catedral

Em 19 de Setembro de 1914 um incêndio provocado por um bombardeio alemão destruiu boa parte da estrutura da Catedral de Notre Dame de Reims. Trabalhos de restauração nos anos seguintes recuperaram o que havia se perdido. Difícil imaginar Reims sem sua catedral! Difícil imaginar a França sem o lugar sagrado onde 25 reis foram coroados ao longo dos séculos!

Miniatura Catedral de Notre-Dame de Reims

Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, a Catedral também sediou um evento de crucial importância para a Europa de hoje em dia: Uma missa celebrando a reconciliação entre a França e a Alemanha em 8 de Julho de 1962!

Os dois países que haviam sido inimigos nas duas grandes guerras mundiais, celebraram, naquele momento, o início de uma amizade que até hoje é a espinha dorsal da União Europeia.

O evento de reconciliação na Notre-Dame de Reims foi protagonizado por Charles de Gaulle, então presidente da França e pelo chanceler alemão Konrad Adenauer.

Catedral de Notre-Dame de Reims

interior da catedral

Para mim foi um privilégio poder conhecer a Catedral de Notre-Dame de Reims com Bea e Amandinha!

No próximo post, finalmente, tomaremos Champagne! hehe

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial