Marché de Nöel em Reims

Reims, 28 de Novembro de 2017

Depois que saímos da DP STYLE, continuamos nossa caminhada rumo a Notre-Dame de Reims e logo percebemos que a cidade já se enfeitava para a chegada do Natal. Estruturas metálicas no formato de pinheiro ornadas com grandes bolas douradas chamavam a atenção na Cours Jean-Baptiste Langlet.

Cours Jean-Baptiste Langlet, Reims

Enfeite natalino em Reims

Bea e Amandinha com a árvore de metal

Chegando na praça onde fica a Notre-Dame, ficamos surpresos ao ver dezenas de barraquinhas cercando toda a igreja. Era o Marché de Nöel de Reims ou Mercado de Natal de Reims. Tínhamos planos de visitar mercados de Natal em Colmar, na semana seguinte, mas realmente não nos ligamos que poderíamos encontrar algo do tipo em Reims! Pura ingenuidade minha pois faltava menos de um mês para o Natal e estávamos na França! É claro que vai sempre ter Marché de Nöel! rsrs

Amandinha e o CUBEBOT – Marché Nöel de Reims

Marché Nöel de Reims e a Notre Dame ao fundo

Os Mercados de Natal são muito tradicionais nessa época do ano na Europa. Em países como a França e a Alemanha esses eventos têm projeção continental! Mercados de Natal de diferentes cidades desses dois países anualmente figuram na lista de melhores do continente. Em Paris era para estar tendo Marché de Nöel na Champs-Elysées mas o conselho da cidade decidiu por suspender o tradicional evento nesse ano de 2017

Barraca de Vin Chaud – Vinho quente

Amandinha falando “eca” pro meu vin chaud

Apesar de ser um evento festivo e familiar, para entrar na praça onde acontecia o Marché de Nöel de Reims, todos precisaram abrir suas bolsas e mochilas e mostrá-las para os policiais que faziam a guarda do evento. Nada comparado ao esquema de segurança que vimos na Torre Eiffel mas ainda assim a polícia estava atenta. Em 2016, num evento como esse em Berlim, um terrorista atropelou barracas e pessoas com um caminhão roubado. Certamente esse acontecimento trágico na Alemanha ligou o alerta de segurança nos mercados de natal por toda a Europa.

Marché Nöel de Reims

Amandinha toda feliz com o pirulito

Na frente da barraca de churros

E o que fizemos no Marché de Nöel de Reims? No meu caso comecei tomando um vin chaud que literalmente significa vinho quente e é parente próximo do nosso “quentão”. Nada melhor para dar uma quebrada na friaca que fazia em Reims!

Amandinha, por sua vez, ficou vidrada numa das barracas de balas e pirulitos e fomos até lá comprar uns docinhos pra ela. Já a Bea aproveitou os churros!

Guarnecidos de calorias, seguimos caminhando pela praça, olhando os artesanatos e guloseimas das barraquinhas natalinas. Próximo da hora do almoço peguei um cachorro quente com fritas muito gostoso e dividi com Amandinha! Na verdade era pra eu comer sozinho mas ela caiu dentro comigo! hehe

Esperando nosso cachorro quente – Marché Nöel de Reims

Mais de Reims no próximo post!