Começando nossa manhã na região da Bastille

pelo viajante , em

 

Paris, 29 de Novembro de 2017

Depois de ter passado um dia muito bacana em Reims, estávamos de volta a Paris, animados para continuar nossas andanças pela cidade luz! A ideia para essa manhã era tomar café na Blé Sucré, uma boulangerie bem recomendada que fica na região da Bastille. Em seguida, exploraríamos essa área, começando pela Rue du Faubourg-Saint-Antoine e, inicialmente, indo até a Place de la Bastille.

Para chegar na Blé Sucré, pegamos o metrô linha 8 na estação Grands Boulevards e descemos na Ledru Rollin.

metrô de paris

Amandinha e eu brincando com o CUBEBOT no metrô

metrô de paris

Bea e Amandinha na estação Ledru Rollin

AIJ

Essa região da cidade é bastante especial pra mim pois é onde fica o Auberge Internationale de Jeunes (AIJ). Esse albergue foi o primeiro lugar onde fiquei hospedado na Europa quando estive mochilando em Paris pela primeira vez em 2010! Qundo voltei a cidade em 2011 e 2012 também fiquei no AIJ que é um lugar acessível e com ambiente muito amigável para mochileiros que não querem gastar muito. Fiz questão de dar uma passadinha por lá para mostrar para Amanda e também averiguar se tudo estava em ordem…. hehe

Auberge Internationale de Jeunes

Amandinha e eu na frente do AIJ Paris – 10 Rue Trousseau

DU PAREIL… AU MÊME

No caminho para a Blé Sucré, passamos por uma loja de roupas infantis chamada Du Pareil…. Au même, na Rue du Faubourg-Saint-Antoine. Resolvemos entrar pois Amanda estava precisando de pelo menos duas calças para a continuidade da nossa viagem. Ao entramos na loja, encontramos produtos de qualidade, bom gosto e com preços bem baixos! Mesmo convertendo os valores para real, os preços da Du Pareil…. Au même eram mais em conta do que os preços praticados no Brasil em lojas de qualidade semelhante como, por exemplo, a TIP TOP.

Du Pareil…. Au même na Rue du Faubourg-Saint-Antoine

Enquanto escolhíamos as calças e dávamos uma olhada em outros produtos, Amanda que até então estava correndo pela loja e brincando de esconde-esconde atrás das roupas, simplesmente para e avisa para a mãe que precisa fazer o número dois… Era cedo, a loja estava vazia, e a simpática atendente autorizou Bea e Amanda a usarem o banheiro dos funcionários que ficava na sobreloja.

Lá em cima, enquanto a Bea falava com Amanda, uma outra funcionária que trabalhava no estoque reconhece o português brasileiro e começa a arranhar umas palavras num português afrancesado. A menina em questão tinha passado uns meses de férias no Brasil e explicou que nessa viagem acabou aprendendo um pouquinho da nossa língua. Enfim, depois dessa curta conversa, terminamos nossas compras e seguimos nosso caminho.

Como curiosidade, “du pareil au même” é uma expressão idiomática francesa que significa algo do tipo “dá no mesmo” ou “seis de um e meia dúzia de outro”… Enfim… o fundador, Simon Bénarousse, achava as roupas infantis chatas e sempre iguais. Então, em 1986, ele cria a loja Du Pareil… Au même trazendo para o mercado roupas mais coloridas e criativas para os pequenos.

AU 104

Na sequencia fomos caminhando para a Blé Sucré mas, para o nosso azar, o lugar que não é lá muito grande estava completamente cheio. Por um tempinho consideramos esperar vagar uma mesa mas a fome já estava batendo forte o que nos levou a procurar outro lugar para tomar nosso café da manhã. Foi aí que, voltando para a Rue du Faubourg-Saint-Antoine, encontramos a boulangerie e patisserie AU 104.

Croque monsieur na vitrine da AU 104

Dentre as coisas que pegamos para comer, estava um croque monsier, muito comum em Paris! A gente vê esse croque em qualquer boulangerie e até mesmo em quiosques. Basicamente é um sanduíche no pão de forma gratinado, cujo recheio leva creme de leite, ovos, noz-moscada, queijo gruyère e presunto. Uma bomba de calorias é verdade, mas também muito gostoso! Percebemos que a receita pode ter variações também… Na foto que tiramos da vitrine da AU 104 dá pra ver que existe também um croque com salmão, por exemplo. Vai da criatividade e ousadia do boulanger!

Teve mais paradas não planejadas nesta manhã. Para não ficar muito grande, continuarei no próximo post.

Abcs

Renato Viera


  voltar à página inicial