Volksgarten, Theseustempel e MuseumsQuartier

pelo viajante , em

 

Viena, 1 de Julho de 2012

Volksgarten 

Começamos nosso segundo dia em Viena no Volksgarten que traduzindo do alemão significaria “jardim do povo”. Nesse jardim, além das flores e plantas, existe um templo a Teseus (Theseustempel), herói da mitologia grega. O Theseustempel é uma réplica de um templo de mesmo nome que existe na Grécia. A versão vienense passou por restauração em 2011 e está novinho em folha. Quem ver a foto dele na internet antes de 2011 vai até achar que não se trata da mesma construção… Tiramos umas fotos no Volksgarten mas não ficamos muito tempo. O sol da manhã estava castigando. Seguimos nosso rumo.

Volksgarten

Curtindo um calorzinho no Volksgarten

Aline no Volksgarten

Teseus e o Wiener Rathaus ao fundo

Aline no Theseustempel

Theseustempel

Theseustempel

MuseumsQuartier

Da infinidade de museus que existem na cidade, tinha dois que visitaríamos nesse dia. O museu de arte moderna de Viena, MUMOK,  e o centro de arquitetura de Viena, Architekturzentrum Wien. Esses dois museus e muitos outros ficam num quarteirão conhecido como MuseumsQuartier. Pra chegar lá vindo do Volksgarten, atravessamos o Heldenplatz  e o Marie-Theresia Platz. Essa segunda praça leva o nome da Imperatriz Maria Theresa, do extinto império Austro-húngaro. Ela era a mãe de Marie Antoinette, rainha da França guilhotinada durante a revolução francesa.

Heldenplatz… Hofburg ao fundo

Maria-Theresien-Platz

Maria-Theresien-Platz

Kunsthistorisches Museum

MuseumsQuartier

MuseumsQuartier

MuseumsQuartier

Aline nos tradicionais banquinhos do museumsquartier

MUMOK

No MUMOK estava rolando uma exposição que relacionava moda e surrealismo… Compramos nosso ingresso com desconto graças ao nosso Viena Card 72h…  Bem legal. Não tiramos muitas fotos. Ficamos uma horinha e meia lá dentro e saímos pra almoçar.

Mumok

mumok

Cadeira sapato no Mumok

Mumok

De dentro do Mumok vendo o Kunsthistorisches Museum

Segundo Apfelstrudel

Almoçamos ali mesmo na área externa do MuseumsQuartier. Nessa hora estava absurdamente quente… Estávamos debaixo de uma barraca e havíamos acabado de sair de dentro do MUMOK que tinha ar condicionado… essas duas coisas ajudaram a amenizar a percepção do calor … Depois de comer pedimos como sobremesa um apfelstrudel…. No post anterior falei um pouco dessa nossa saga vienense de achar um strudel legal …. Na primeira tentativa, ontem no Café Aida da Stephansplatz, não tivemos sucesso …  Hoje, no MuseumsQuartier comemos um bem legal… Macio, pedaços perceptíveis de maçã e um chantili por cima…. Ainda não foi melhor do que os que comemos no Brasil … Talvez tenha empatado com o do Otto da Tijuca … Valeu … Foi bom… Mas a busca continua! 🙂

Architekturzentrum Wien frustrado

Depois do almoço levantamos e fomos para o Centro de Arquitetura de Viena que também fica no MuseumsQuartier. Chegando lá estava meio vazio…. achamos estranho… Perguntamos o valor do ingresso ela disse o preço e logo em seguida complementou com uma informação importantíssima: O ar condicionado não estava funcionando…. Olhei pra Aline, Aline olhou pra mim e decidimos não ficar… seria desumano… fazia 33°C lá fora e o museu não tinha ar condicionado…. fomos embora. Já citei isso aqui… Viena definitivamente não está preparada para as altas temperaturas… Talvez por passar nove meses do ano no frio eles não achem necessário investir por um período curto de calor no ano … sei lá o que acontece …

no mínimo 33 graus… o aplicativo estava desajustado! rs

Intervalo

Aline e eu combinamos, desde Praga, que nos dias de muito calor faríamos pausas no hotel para descansar e nos refrescar. Fizemos isso nesse dia. Ficamos no hotel por mais ou menos duas horas e meia. Até dormimos um pouco. Na volta pra rua, recomeçaríamos pelo Stadtpark.

No u-bahn Voltando pro Ibis

Conto a segunda metade do dia no próximo post!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial