Primeiro dia em Viena

pelo viajante , em

 

Viena, 30 de Junho de 2012 

Sigmund Freud Park, Voitvkirche

De posse do nosso Viena Card 72h que compramos mais cedo, embarcamos no u-bahn (metrô) rumo a estação Doktor Karl Renner de onde seguiríamos nosso roteiro a pé. A primeira parada foi no Sigmund Freud Park, parque que leva o nome do mais famoso psicanalista do mundo, Freud, que viveu e trabalhou em Viena. Tinha uma galera sentada na grama mas a maioria estava concentrada debaixo das árvores porque o sol estava cruel. No fundo do parque existe uma bonita igreja gótica chamada Votivkirche.

Galerinha jovem no S. Freud park

Galerinha jovem no S. Freud park

Aline e a Votivkirche

Rathauspark

Depois do Sigmund Freud Park seguimos para o Rathauspark que é uma grande área verde na frente do prédio da Câmara Municipal de Viena. Diferente do Sigmund Freud Park, o Rathauspark tinha mais áreas de sobra … paramos um pouco pra aproveitar o fresquinho…

Rathauspark

Rathauspark

Rathauspark

Rathauspark

Bebê se refrescando no Rathauspark

Bebê se refrescando no Rathauspark

Bebê se refrescando no Rathauspark

Wiener Rathaus (Câmara Municipal de Viena)

Logo ao lado estava o prédio da prefeitura de Viena. Na frente dele havia arquibancadas montadas para o festival de filme de Viena que todo ano acontece bem ali. Barracas vendendo sorvetes, bebidas e comidinhas estavam montadas na praça pra refrescar os locais e turistas. Ventiladores soprando vento e gotas d’agua eram um pequeno alívio pra quem passava no calorão… Viena estava bem mais quente que Praga… Em pensar que a poucos dias atrás estávamos no frio de Amsterdam … De 17°C pra 34°C sem escalas…rs

Eskimo, outra variação do Kibon

Festival de Filme de Viena

Wiener Rathaus

Wiener Rathaus

Parlament (Parlamento Austríaco)

Bem pertinho dali está o belo prédio do Parlamento Austríaco, construído no estilo grego de arquitetura (o Zappeion de Atenas inspirou sua construção). Na frente do prédio existe uma grande fonte chamada Pallas-Athene-Brunnen que tem como destaque uma bela estátua branca segurando uma lança e cheia de detalhes dourados. O prédio do Parlamento é, na minha opinião, uma das construções mais atraentes do centro de Viena.

Prédio do Parlamento Austríaco

Prédio do Parlamento Austríaco

Prédio do Parlamento Austríaco

Prédio do Parlamento Austríaco

Prédio do Parlamento Austríaco

Prédio do Parlamento Austríaco

Nesse dia não fiquei muito satisfeito com a iluminação das fotos… Chegamos num horário que o sol estava por trás das construções que queríamos fotografar… Quem fotografa sabe como isso pode dificultar o balanço de luzes das imagens. No dia seguinte voltamos e, antes de começar o roteiro, tiramos novamente as fotos na frente do Parlamento Austríaco e do Wiener Rathaus.

Roupas e Concertos em Viena

Nossa próxima parada era a Praça de Santo Estevão ou Stephansplatz. No caminho passamos por várias pessoas tentando nos vender tickets para concertos. Viena é a capital da Música Clássica e as muitas casas de espetáculo da cidade oferecem concertos diariamente com os mais variados preços. Já falei do calor que esta fazendo e também do sol que brilha até nove horas da noite. Eu até assistiria um “concertozinho” em Viena, como experiência, vindo pra cá em outra estação do ano como outono ou inverno. Com o calor que estava fazendo eu não conseguia me imaginar com roupas mais elaboradas para ir num teatro.

Palácio Hofburg no caminho para a Stephansplatz

Falando em roupa, antes de vir pra Viena estava até preocupado com a tão falada elegância da cidade e dos cidadãos vienenses. O que vi nas ruas foi algo bem mais solto… As roupas leves, descoladas e coloridas predominavam tanto para turistas como para locais… Com certeza por causa da estação do ano… No outono e/ou inverno a história deve ser diferente… Sobre o concerto, um dos caras que nos parou para oferecer ingressos disse que poderíamos entrar de bermuda… Parece que a ideia no verão é popularizar os eventos…. Quem sabe na próxima, né?!

Show de Rua na Stephansplatz

Chegamos na praça depois de uns 15 minutos caminhando. A Stephansplatz estava agitada com diversos shows de rua acontecendo ao mesmo tempo. Vários círculos de turistas curiosos se formavam pra assistir. Os artistas miram tanto a “turistada” que apresentam seus números em inglês (na Áustria se fala alemão)… Isso é até bem comum pelos países que passamos cujo inglês não é o idioma local… Ah, fizemos um vídeo em alta definição de um desses shows… Os caras mandaram muito bem! 🙂

Stephansplatz

Stephansplatz

Galera assistindo apresentação na Stephansplatz

Galera assistindo apresentação na Stephansplatz

Stephansplatz

Stephansplatz

Apfelstrudel na Stephansplatz

Sentamos pra comer um apfelstrudel em um dos cafés da Stephansplatz. Esse doce de maçã era uma das coisas que mais queríamos provar de comida nessa edição da eurotrip. Aline e eu comemos excelentes apfelstrudels em Gramado-RS no início desse ano… um no Café Colonial Bela Vista e outro no restaurante alemão Fritzhaus no centrinho da cidade. Algum tempo depois comemos outro como sobremesa no restaurante Otto, na Tijuca, na rua Uruguai… isso nos fez imaginar que na terra natal desse doce teríamos nossa melhor experiência … Isso não aconteceu… pelo menos não nessa primeira tentativa… nos decepcionamos…. estava meio seco e sem graça… Todos que comemos no Brasil foram melhores… Mas a busca pelo apfelstrudel perfeito não acabou… Tentaríamos achar um legal durante o resto de nossa estadia em Viena. 🙂 Ah, como dica, não esperem muito do apfelstrudel do café Aida… foi nesse que comemos o strudel ruim… sem falar o atendimento que não achei muito legal… não percam tempo e tentem comer em outro lugar…

Stephansdom

Terminamos as atividades do dia tirando umas fotos na frente da Catedral de Santo Estevão (Stephansdom). A igreja de estilo gótico foi construída lá atrás… no século doze ainda… Hoje a Stephansdom é sede da arquidiocese de Viena e por causa dela a praça principal se chama leva o nome de Stephansplatz.

Stephansdom

Gárgulas da Stephansdom

Stephansdom

Stephansdom

Stephansdom em miniatura logo ao lado…

Fazendo uso do nosso Viena Card 72h, pegamos o metrô, sem ar-condicionado (rsrs), ali mesmo na Stephansplatz, rumo ao Ibis. No próximo post falo mais de Viena.

U-bahn Stephansplatz

U-bahn Stephansplatz

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial