Zürich HB – Maior estação de trem da Suíça

pelo viajante , em

 

Zürich, 6 de Agosto de 2013

Deixei Zermatt pela manhã e desci de trem até Visp onde fiz transferência para Zurique. Essa era a última cidade do meu roteiro e eu ficaria lá por mais dois dias antes de voltar pro Brasil.

Constantemente vejo gente achando que Zurique é a capital da Suíça. Certamente esse engano se deve ao fato da cidade ser a mais populosa e a capital financeira do país.

Em Zurique está o maior aeroporto suíço e também a maior estação de trem do país, a Zürich Hauptbahnhof, geralmente abreviada como Zürich HB. Em português seria algo como Estação Central de Zurique. Foi lá que cheguei vindo de Zermatt.

Já conhecia essa estação pois passei por ela em 2010, na primeira eurotrip. Desde então, a Zürich HB tem o “título” de estação de trem mais bonita que conheci até o momento na Europa. A Gare de Strasbourg, que conheci esse ano, fica em segundo.

A Zürich HB é gigante. Para dar uma ideia da grandiosidade dela, aqui vão alguns fatos: São quase 3.000 trens partindo e chegando por dia na estação. De suas plataformas, partem serviços de trens urbanos, regionais, nacionais e até internacionais. Isso mesmo. Da Zürich HB é possível embarcar em trens que vão para os vizinhos França, Itália, Alemanha e Áustria. Em termos de volume de passageiros, a estação recebe cerca de 400.000 por dia o que a torna uma das mais movimentadas do continente.

Outro coisa maneira da Zürich HB é a quantidade de estabelecimentos comercias dentro dela. No primeiro andar ou no subsolo o que não faltam são lojas de roupas, relógios e de souvenirs. Além disso, várias revistarias, farmácias, cafés, restaurantes, lanchonetes e supermercados como o Migros. Até uma floricultura eu vi por lá.

Para aqueles que planejam ficar em Zurique por apenas um dia ou, de repente, fizeram check-out de seus albergues cedo de manhã e o voo só sai a noite, existem centenas de lockers de variados tamanhos dentro da Zürich HB. Pra quem quiser tomar um banhozinho antes de seguir viagem mas também já fez check-out no albergue não tem problema! A Zürich HB também tem cabines com chuveiros! 😀

Pra fechar, não podia faltar algumas imagens da bela fachada da Zürich HB. Tirei essas fotos a partir da badalada rua Bahnhofstrasse. Na frente do grande arco do prédio da estação está um monumento ao escultor suíço Richard Kissling. No alto, as bandeiras da Suíça e do Cantão de Zurique tremulam orgulhosamente.

É isso galera! Até o próximo post!

Abcs

Renato Vieira


  voltar à página inicial