Palácios Imperiais em Viena

pelo viajante , em

 

Viena, 2 de Julho de 2012

Comprinhas na Mariahilfer Strasse

Esse foi o dia que separamos pra visitar os três principais palácios imperiais de Viena… mas antes de começar a seguir o roteiro precisávamos fazer umas comprinhas… Faltando exatamente uma semana pro nosso embarque de volta para o Brasil algumas coisas que trouxemos já estavam no fim e as roupas usadas se acumulavam. Aline e eu combinamos de andar pela Mariahilfer Strasse que é uma rua de comércio próxima do hotel pra comprar essas coisinhas. Eu, uma blusa simples, uma bermuda e um desodorante de pé aerossol. Meu tênispé estava no final. Ela, só duas blusinhas simples. Nada sofisticado. Coisas leves e baratas pra usar aqui mesmo em Viena.

Tênis Pé austríaco… Muito bom… imagem do site deles…

Brasileira da C&A

Na C&A, onde compramos essas peças, encontramos uma brasileira que estava trabalhando no provador e no caixa ao mesmo tempo. Era manhã e o movimento estava bem devagar. Ela me perguntou em alemão se eu ia levar a roupa que eu havia experimentado. Ao perceber que eu não entendi nada, fui reconhecido como brasileiro. A mulher que é natural do Maranhão já morava na Áustria a 23 anos…. Dois anos a menos do que eu tenho de vida… O português dela já estava bem diferente… Assumimos que talvez ela não voltasse pra terras tupiniquins a bastante tempo… Ela não nos deu muita ideia… falou somente o básico de vendedor pra cliente…. fomos embora.

Entrada pra Westbahnhof na Mariahilfer

Westbahnhof… Se eu falasse que é no Brasil colava né?!

Österreichische Nationalbibliothek (Biblioteca Nacional da Áustria)

Depois de comprar as coisas partimos pro centro antigo de Viena pra começar nosso roteiro. Da estação Westbahnhof para a estação Herrengasse. A primeira parada foi na Biblioteca Nacional da Áustria que além de ser um arquivo nacional tem museus associados a ela. O que queríamos ver era o museu de Globos terrestres (Globenmuseum) que tem globos de diferentes épocas dos mais variados tamanhos e estilos. Parecia interessante. O problema é que era segunda-feira. Na recepção fomos avisados que não abria… Mesma coisa que acontece aqui no Rio com o CCBB, a Biblioteca Nacional, o Museu de Belas Artes e etc. Paciência. Seguimos para o próximo ponto.

Palácio Hofburg

Mais na frente, finalmente entramos no Palácio Hofburg, pra ver os Kaiserappartements (aposentos imperiais), Sisi Museum e a Silberkammer (prataria do palácio). Disse finalmente porque nos nossos dois dias anteriores aqui em Viena já havíamos passado pelo palácio. Compramos mais esse ingresso com desconto usando Viena Card 72h.

Silberkammer

Da entrada você já começa a ver a prataria. São talheres, travessas, pratos, cuias, copos, xícaras e etc, dos mais variados tamanhos e modelos sempre em prata, porcelana ou ouro. É realmente impressionante a quantidade de instrumentos que a realeza usava para comer… Enquanto eu olhava ficava imaginando o tamanho dos banquetes que eram oferecidos naquele tempo… deu até fome… olha aí…

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Silberkammer Hofburg

Kaiserappartements

Depois de andar bastante vendo a prataria, subimos pra ver os aposentos imperiais. A área onde a prataria estava exposta é toda renovada. Em nada lembra alguma coisa de época a não ser pelos objetos em si. Já os aposentos procuram remontar o cenário antigo.  Os Kaiserappartements lembram um pouco os aposentos do Chateau de Versailles na França. Fotos não eram permitidas.

Kaiserappartements Hofburg

Saindo do Hofburg voltamos pra Mariahilfer Strasse comer um franguinho no KFC. Sem ar condicionado. Mas não vou mais ser chato com isso. Há três dias em Viena eu já estava acostumando rsrs

Schloss Belvedere

Depois do almoço fomos visitar o segundo palácio. O Schloss Belvedere. Antes de vir pra Viena o Belvedere era a imagem mais recorrente que vinha a minha cabeça quando eu pensava na cidade. Chegamos lá debaixo de muito sol. Paramos pra tomar um refrigerante e descansar um pouco num Café do lado de fora do palácio.

Recuperados, partimos pra parte da frente para começar a tirar as fotos. Essa parte foi cômica. Com a câmera digital agente acaba tirando 5 fotos iguais pra escolher uma que ficou melhorzinha. Só que estava muito sol e a cada uma que tirávamos nos escondíamos do lado do arbusto nos protegendo do solão pra ver a foto que tínhamos tirado…

Belvedere

Belvedere

Belvedere Panorâmica

Belvedere

Na saída vimos um casal brasileiro que estava em Viena com duas filhas pequenas… aparentando 1 e 4 anos… Fiquei imaginando a logística da viagem deles… Não deve ser mole viajar com duas crianças pequenas assim…

Schloss Schönbrunn, o lugar que mais gostei de Viena

Depois de pegar um tram forno no sentido errado, acertamos nosso passo e fomos até o último palácio do dia, o Schloss Schönbrunn. Chegamos lá já bem cansados e desgastados pelo calor. Até um certo desanimo de andar estava batendo. Esse desanimo foi vencido assim que começamos a explorar a enorme área externa do palácio. No final das contas foi o lugar que mais gostei de Viena. Vocês vão entender pelas fotos. É muito bonito e o clima enfim estava mais agradável.  Aproveitamos bastante o visual… Muito legal. Veja também o vídeo aqui!

Schloss Schönbrunn é a antiga residência de verão da dinastia Habsburg! Hoje o palácio é um dos lugares mais visitados por turistas em toda a Áustria!

Calor no tram… Não era exagero meu…rs

Schloß Schönbrunn

Schloß Schönbrunn

Schloß Schönbrunn

Schloß Schönbrunn

Schloß Schönbrunn

Schloß Schönbrunn… colina

Schloß Schönbrunn

A Gloriette na área do Schloß Schönbrunn

Lá de cima ainda encontramos a Igreja Maria Vom Siege e o hotel que estávamos hospedados, o Ibis Mariahilf.

Super Zoom na nossa hospedagem….

Pizza no hotel

Exaustos era pouco pra definir como estávamos no final do dia. Tomamos bastante sol, andamos muito e subimos uma colina no Schloss Schönbrunn. Pegamos o metrô e voltamos pro hotel.

u-bahn Schönbrunn

Os tênis estavam bem sujinhos por causa da terra batida do Belvedere e do Schönbrunn. Decidimos jantar uma pizza no restaurante do hotel mesmo antes de subir, limpar os tênis e arrumar as malas para o dia seguinte.

No próximo post conto como foi o nosso último dia em Viena.

Abcs

Renato Vieira


  Categorias Viena

  Palavras-chave , , ,

  voltar à página inicial