Museus e Monumentos na Europa

pelo viajante , em

 

Já ouvi algumas pessoas falando que viajar pra Europa é coisa de velho porque só tem museus e monumentos históricos. Bom, opinião é opinião e cada um tem a sua. Porém, nas três vezes que fui pra lá até agora, o que vi foram legiões de jovens com mochilas enormes  nas costas e mapas nas mãos explorando com afinco, a pé ou de transporte público, cada canto dessas cidades que de alguma forma marcaram a história do mundo.

Para não dizer que não concordo com nada da frase que citei no início, tenho que reconhecer que a Europa tem sim muitos museus dedicados aos mais variados temas imagináveis. Tem museus do chocolate, museus de guerras, museus do sexo, museus de bondes e outros meios de transporte … Até um museu da batata frita em eu vi em Bruges…rs (é sério)

Certamente é cultural. Alguma coisa interna deles que precisa deixar registrado memórias de outros tempos ou simplesmente um espaço onde é possível se aprofundar sobre um assunto através de exposições dos mais variados estilos.

E os monumentos? Além da história em si, em muitos monumentos é possível subir pra ver a cidade ou simplesmente entrar e ver alguma exposição falando sobre aquele marco.

E é importante falar que tudo isso é tão pra jovem que a grande maioria dos museus, atrações e monumentos europeus que eu fui concedem desconto categoria YOUTH ou STUDENT para pessoas de até 25 anos e, em alguns poucos, para pessoas até 26 anos. Eu aproveitei bem isso. Nos três anos que fui ainda estava na faixa de menor ou igual a 25 anos. Caso eu volte a partir do ano que vem a mamata dos descontos vai acabar…rs

Dos mais modernos como o museu do FC Barcelona pra outros mais simples como a Casa da Anne Frank, digitalizamos alguns dos bilhetes de entrada de museus e monumentos que visitamos na Europa nessas três edições até aqui. Com certeza aprendemos um pouco com cada um deles.

Museu Judeu – Alemanha / Berlin

Fomos achando que seria um museu sobre o Holocausto. Na verdade o museu conta a história toda dos judeus e não dá um foco muito grande no Holocausto.

Bilhete do Judisches Museum

Minieurope – Bélgica/Bruxelas

Esse Parque / Museu a céu aberto é muito maneiro. Ele apresenta miniaturas de monumentos históricos dos países que compõe a união européia. Na entrada você recebe um guia onde fala-se de cada uma das miniaturas, história breve de cada um dos países e doutrinas/valores que regem a união europeia. Vale a pena.

Magritte Museum – Bélgica/Bruxelas

O Magritte é um museu de arte surrealista dedicado ao artista belga René François Magritte. Fica perto do palácio real de Bruxelas e suas obras podem dar um nó no seu entendimento! rs

bilhete Magritte Museum

bilhete Magritte Museum

Centre Belge de la Bande Dessinée – Bélgica/Bruxelas

O Centre Belge de la Bande Dessinée é um museu de quadrinhos belga. Os astros maiores desse museu são os Smurfs e o Tintin ambos de origem belga. Também tem muitos outros desenhos em exposição que não passaram aqui na TV brasileira e por isso eu não conhecia.

Centre Belge de la Bande Dessinée – Belgian Comic Strip Center – Museu de quadrinhos Belga

Belfry – Bélgica/Bruges

Belfry de Bruges ou campanário é parada obrigatória na cidade. Eu particularmente gostei muito de subir essa torre medieval de onde se tem um gostinho do passado e uma bela vista da cidade. Mas nem tudo são flores…. São 366 degraus se não me engano… Além de muitos, esses degraus são bem apertados e provavelmente você vai disputar espaço com as pessoas que estão no sentido contrário (subindo ou descendo). Apesar desses “poréns” eu recomendo de olhos fechados!

Belfry de Bruges

Museu FCBarcelona e Tour no Camp Nou – Espanha/Barcelona

Junto com o Emirates Stadium do Arsenal, o Camp Nou, estádio do Barcelona, é o mais bonito e moderno estádio que visitamos na Europa até aqui. Toda essa igualdade acaba quando falamos só dos museus de cada clube. O museu do Barça é enorme e tem muita coisa interativa com touch screen e tal. Um pouco caro mas vale muito a pena também!

Bilhete museu FCBarcelona

Château de Versailles – França/Paris

Palácio da extinta realeza francesa. Vinte minutinhos de RER de Paris e um precinho salgado. Fiquei impressionado com a altura do pé de três, com os salões e lareiras gigantes e principalmente com os vastos jardins 🙂 Entretanto… Vive la Republique! rs

Château de Versailles

Torres da Catedral de Notre-Dame – França/Paris

Subir nas torres da Catedral de Notre Dame, ver de perto os lendário gárgulas e o grande sino. De quebra uma vista fascinante de Paris. Subida mais ou menos nos moldes do Belfry. Preço na média. Vale a pena subir!

Torres de Notre Dame

Musée de l’Air et de l’Espace no Aeroporto Le Bourget – França/Paris

Musée de l’Air et de l’Espace ou Museu aeroespacial fica no aeroporto Le Bourget, um pouco fora de Paris. Visitamos ele em 2010 e lá tivemos a oportunidade de ver o aposentado Concorde, único avião de passageiros super-sônico que tivemos até hoje. Andamos também por dentro de um Boeing 747 que tinha parte de suas estruturas internas à mostra. Vale a pena pra quem gosta de aviação e tiver um tempinho a mais em Paris!

bilhete le bourget

Musée de l’Air et de l’Espace – Museu aeroespacial no Le Bourget

Passeio de Bateaux Mouches – França/Paris

Posso dizer sem medo de errar que os barcos que fazem passeio pelo Rio Sena são monumentos ambulantes de Paris. Esse ticket foi do passeio que fizemos esse ano com a Bateaux Parisiens. A dica é: Leve uma garrafa d’água com você. Dentro do barco eles vendem dez vezes mais caro que o preço de super mercado.

Bateaux Parisiens

Musée de l’Armée – França/Paris

O Musée de l’Armée é um museu gigante que fica no Hôtel des Invalides, aquele da grande cúpula dourada. Além de ser um museu todo dedicado a guerra e ao exército, o museu também abriga a enorme tumba de Napoleão. Lá dentro também tem um restaurante de comida requentada e preço mediano…rs

Napoleão estampado no bilhete do Musée de l'Armée

Napoleão estampado no bilhete do Musée de l’Armée

Arco do Triunfo – França/Paris

Bilhete pra subir no Arco do Triunfo. Ele é muito maior do que parece! Escadaria pesada pra subir também! Aliás, como tem gente que consegue falar que Europa é pra velho com tanta escadaria que tem nos monumentos desse continente? E o metrô de Paris então? Cheio de escada e nenhuma rolante! rs

Arco do Triunfo

Conciergerie- França/Paris

Antigo Palácio da Cidade, a Conciergerie foi a prisão onde Marie Antoinette esperou por sua decaptação durante a revolução francesa. O museu conta um pouco dessa história remontando o ambiente dessa momento sombrio da história da França.

Conciergerie

Grande Arche de La Defense – França/Paris

Mais um lugar alto de onde se pode ver Paris. O Grade Arco fica alinhado com o Arco do Triunfo e é chamado de arco novo por alguns. Ele está localizado em La Defense, bairro moderno de Paris, e abriga o museu da informática.

Grande Arche

Topo do Grande Arche de La Defense

Opera de Paris – França/Paris

Fizemos um tour pela Ópera de Paris ou Palais Garnier se preferir. É um dos marcos arquitetônicos que mais gosto na cidade. Foi essa construção que inspirou o desenho do nosso Theatro Municipal no Rio de Janeiro.

Bilhete da Opera

Na foto do Bilhete aparece a Ópera da Bastille mas nós visitamos a Garnier

Torre Eiffel – França/Paris

Dispensa comentários. Um dos monumentos mais emblemáticos, se não o mais emblemático, de toda a Europa.

Bilhete Torre Eiffel

Bilhete Torre Eiffel

Van Gogh Museum – Holanda/Amsterdam

Em 2010 fomos no museu dedicado a este que é um ícone do impressionismo/modernismo, o holandês Van Gogh. O museu é muito grande! Tem que ter paciência! 🙂

Van Gogh Museum

Anne Frank Huis – Holanda/Amsterdam

Está aí este que pra mim é um dos museus mais TOP que eu fui na Europa! O lugar reconstrói o esconderijo onde Anne Frank, seus familiares e alguns conhecidos se escondiam dos soldados Nazistas que dominavam a Holanda e caçavam judeus durante a segunda guerra mundial. Durante o período em que estava escondida, Anne escreveu um diário no qual conta detalhes do dia-a-dia de medo, restrições e esperança que ela tinha de voltar a viver uma adolescência normal. Esse ticket é de quando Gustavo e eu fomos em 2010. Voltei em 2012 com Aline. É show de bola e emocionante! Só não pode tirar fotos dentro dele!

Anne Frank Huis – Casa da Anne Frank

Ajax AmsterdamArena – Holanda/Amsterdam

Um dos mais modernos estádios europeus, casa do tradicionalíssimo Ajax de Amsterdam, clube onde passaram grandes craques do futebol mundial como Cruijff, Seedorf, Van der Sar, Davids,Rijkaard, Kluivert os irmãos de Boer e a lista segue…

Bilhete Amsterdam ArenA

Bilhete Amsterdam ArenA

Heineken Experience – Holanda/Amsterdam

Visita a primeira fábrica da internacionalmente famosa cerveja Heineken. Um belo passeio que eu recomento até mesmo para aqueles que assim como eu não bebem! A fabrica é muito bonita e os guias bem extrovertidos e com boa desenvoltura na explicação dos processos de fabricação. Meio caro mas vale a pena!

Bilhete Heineken Experience

Bilhete Heineken Experience

Imperial War – Churchill Museum – Inglaterra/Londres

Salas subterrâneas onde Churchill e o comando militar inglês armavam estratégias de defesa contra as ofensivas Nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Dali também saíram os planos que culminaram na virada e vitória dos aliados. O museu remonta o ambiente  naquelas salas durante aquele tempo difícil.

museus inglaterra

Bilhete Imperial War – Churchill Museum

Manchester United Old Trafford – Inglaterra/Manchester

Tour pelo estádio e museu de um dos clubes de futebol mais importantes do mundo. Além da visita ao museu, restaurante, vestiários, banco de reservas, sala de imprensa e camarotes, entramos na até então maior loja de um clube de futebol em todo o mundo. Isso foi em 2010, não sei se alguém já fez uma loja maior até agora.

Bilhete Tour Manchester United

Bilhete Tour Manchester United

Musei Vaticano – Itália/Roma

Bilhete pra entrar no Vaticano, museus do Vaticano e Capela Sistina – aquela que não pode tirar fotos mas não diz nada sobre vídeos! rs

Entrada Vaticano

Castelo de São Jorge – Portugal/Lisboa

Castelo de São Jorge, no alto de Lisboa. Uma construção medieval de onde se tem uma ótima vista da cidade e do Rio Tejo.

Entrada pro Castelo de São Jorge em Lisboa

Não temos todos os bilhetes e mesmo que tivéssemos ia ficar um post absurdamente grande. A partir de agora tentaremos postar o bilhete direto no post em que contarmos a história de algum museu que eventualmente visitarmos no velho mundo.

Até a próxima!

Renato Vieira

Veja também:


  Categorias Curiosidades

  Palavras-chave

Veja também...

  voltar à página inicial