Os arrondissements de Paris no FPE
pelo viajante Renato Vieira, em
Quem acompanha o FPE já deve ter percebido que Paris é a cidade que tem maior destaque no nosso blog. São mais posts, mais histórias, mais detalhes e mais fotos. Tudo pra tentar refletir um pouco de uma das cidades mais fantásticas do mundo. Apesar de todo esse domínio parisiense no FPE, nunca relacionamos os lugares por onde andamos na capital francesa com um importante aspecto de sua divisão distrital: os arrondissements.
Sinceramente, hoje ainda não consigo fazer uma associação precisa do conceito de arrondissement com algo que estejamos mais acostumados aqui no Rio de Janeiro, por exemplo. Os arrondissements não são exatamente bairros e nem o que conhecemos aqui como zona… Eles estão mais para pequenos distritos administrados por subprefeituras.
Um amigo da faculdade que nasceu e morou uns anos em Paris me chamou atenção sobre a forma com que os arrondissements são dispostos geograficamente no mapa da cidade. Eles seguem um ao lado do outro numa forma espiral. Bem que eu sempre achei estranho o fato do 8º arrondissement ser ao lado do 1°! Depois de um tempo, achei um mapa no final do meu livro didático de francês e constatei o que ele estava me dizendo…
Todas aquelas tradicionais plaquinhas com nome de rua em Paris vem com o respectivo número do arrondissement em cima. Durante as ocasiões que estivemos em Paris tivemos a oportunidade de fotografar algumas.
Os arrondissements são numerados de 1 a 20. Para corrigir essa omissão histórica do FPE, fiz uma listinha simples de alguns dos lugares que passamos na cidade e seus respectivos arrondissements. Olha aí:
1º arrondissement (Louvre): Musée du Louvre [2010, 2011 e 2012] Forum des Halles, Palais-Royal, Place Vendôme, Jardin des Tuileries e Arc de Triomphe du Carrousel.
2º arrondissement (Bourse): Não me lembro de ter feito nada turístico nesse arrondissement. Em compensação passei pedalando de Velib por ruas desse arrondissement como a Boulevard des Capucines e a Boulevard de Sébastopol.
3º arrondissement (Temple): O quartier Marais, que visitamos no último dia da terceira eurotrip fica nesse arrondissement. Em 2010 tentamos visitar o Musée Picasso também nesse distrito mas estava fechado para obras. Só vai reabrir em 2013.
4º arrondissement (l’Hôtel de Ville): Île de la Cité, Île St Louis, Notre Dame de Paris [2010, 2011, 2012], Hôtel de Ville [2011, 2012], Centre Pompidou e Place des Vosges.
5º arrondissement (Panthéon): Shakespeare and Company, Quartier Latin, Université de Paris Sorbonne, Panthéon.
6º arrondissement (Luxembourg): Jardins de Luxembourg, Palais de Luxembourg e região de Saint-Germain-des-Près.
7º arrondissement (Palais Bourbon): Torre Eiffel [2010, 2011, 2012], Champs de Mars, Invalides, Palais Bourbon.
8º arrondissement (l’Élysée): Avenue des Champs-Élysée, Grand Palais, Petit Palais, Place de la Concorde, Arco do Triunfo, Place Charles de Gaulle Etoile, Madeleine, Palais de l’Élysée.
9º arrondissement (l’Ópera): Ópera Garnier.
10º arrondissement (l’Entrepôt): Gare du Nord, de onde em 2010 partimos de Eurostar pra Londres; Gare du l’Est ; Canal de Saint Martin; Porte Saint-Martin e Porte Saint-Denis.
11º arrondissement (Popincourt): Place de la Bastille. O Auberge Internationale de Jeunesse (AIJ), nossa casa em Paris, fica aqui.
12º arrondissement (Reuilly): Gare de Lyon, onde chegamos de TGV vindo de Genebra em 2011 e de onde partimos pro CDG em um dos Les Cars da Air France no final da terceira eurotrip.
14º arrondissement (Observatoire): Torre de Montparnasse e Boulevard de Montparnasse.
16º arrondissement (Passy): Palais de Chaillot, Jardins du Trocadéro.
17º arrondissement (Batignolles-Monceaux): La Defense.
18º arrondissement (Butte-Montmartre): Alto do Montmartre, Basilique du Sacré-Coeur e Place du Tertre [2010, 2011, 2012], Moulin Rouge, Moulin Gallette e Stade France.
19º arrondissement (Buttes-Chaumont): Parc de la Villette e Cité des sciences et de l’industrie.
Até a próxima
Renato Vieira